Bernardo Silva foi punido com um jogo de castigo, um curso educacional e uma multa de 58 mil euros no seguimento da polémica gerada pelo tweet, publicado durante o mês de setembro, em que comparava o colega de equipa Benjamin Mendy à personagem que aparece na embalagem do chocolate “Conguito”. O internacional português vai então falhar o encontro da próxima jornada da Premier League, a 23 de novembro, em que o Manchester City recebe o Chelsea.

Uma brincadeira entre amigos que correu mal: Bernardo Silva acusado de conduta imprópria por tweet sobre Mendy

Depois de aberto o processo pela Football Association, a entidade que regula todo o futebol inglês e que o acusava de conduta imprópria, Bernardo Silva ainda enviou pessoalmente uma carta ao organismo onde lamentava “qualquer ofensa” causada pela publicação — juntando ainda um depoimento do próprio que Mendy, em que o internacional francês garantia que não tinha ficado ofendido e que tudo não tinha passado de uma brincadeira entre dois companheiros de equipa e amigos. A FA pediu informações e esclarecimentos ao clube, o Manchester City, mas esta quarta-feira anunciou então que o jogador português será impedido de disputar uma partida, terá ainda de pagar uma pesada multa e de frequentar presencialmente um curso educacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

tweet em causa, onde o português compara Mendy a um “Conguito” a propósito de uma fotografia do lateral quando era ainda criança, foi publicado a 22 de setembro e apagado cerca de 45 minutos depois, ainda que com uma mensagem do português onde dizia “Nos dias de hoje nem se pode brincar com os amigos…”. Após algumas críticas logo nas redes sociais, também a organização Kick It Out veio a público pedir um castigo para o jogador, alegando que “os estereótipos racistas nunca podem ser aceites como uma brincadeira”.

A partir daí, várias figuras foram saindo em defesa de Bernardo Silva, a começar pelo treinador, Pep Guardiola. “Bernardo é uma das pessoas mais adoráveis que já conheci na minha vida. Fala cinco línguas e essa é a melhor forma de entender como ele tem mente aberta. Um dos seus melhores amigos é Mendy, é como um irmão para ele”, referiu numa conferência poucos dias depois do sucedido. Vários jogadores foram deixando também mensagens com a mesma ideia e até outras figuras como John Barnes, antigo internacional e figura do Liverpool. Raheem Sterling, avançado internacional inglês do City, foi um dos últimos a comentar a “polémica”.

Federação inglesa está a analisar declarações de Pep Guardiola a defender Bernardo Silva. Treinador pode enfrentar castigo

“Não vejo a situação como um caso de racismo, de todo! É uma situação entre dois amigos. Consigo perceber que algumas pessoas possam ficar ‘tocadas’ por aquilo mas parece-me que nesta situação foi apenas uma piada para o seu amigo. Ele não se está a referir ao tom de pele, nem aos seus lábios. O mais importante para mim é que ele não se referiu ao tom de pele. É triste ver alguém como o Bernardo desanimado durante toda a semana, especialmente porque ele não é nada assim. Eles são bons amigos e é triste de se ver. Estamos numa época em que qualquer coisa que faças ou digas vai ser rapidamente julgado e é bastante triste ver isto. Ele tentou fazer uma piada e essa piada não foi a melhor, mas temos de seguir em frente e perceber que não foi intencional”, disse.

Sterling entrou para o lugar de Bernardo e fez a defesa do português – neste caso, em campo