A operação policial “Sombra Negra”, desencadeada pela polícia italiana, desmantelou esta quinta-feira um rede que tinha como objetivo a criação de um partido neonazi, o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores de Itália. Elementos do grupo mantinham contactos e procuraram credenciação junto de organizações como o movimento de extrema direita português que foi liderado por Mário Machado, Nova Ordem Social. Pelo menos um membro do grupo esteve em Lisboa para contactos.

A informação é avançada pela revista italiana Today que dá conta dos contactos de membros desta associação com outros grupos do género noutros países europeus, tais como o “Aryan White Machine – C18 (grupo neonazi britânico que já atua noutros países e que foi interditado em alguns países onde é considerado uma organização terrorista ilegal) e também o Nova Ordem Social. Ligações diretas que aconteceram em Lisboa, na Conferência Nacionalista, a 10 de agosto, que tinha por objetivo promover uma aliança entre movimentos nacional-socialistas em países como Espanha, Itália ou França. Este encontro foi, na altura, monitorizada pelos serviços secretos portugueses.

Lisboa. Serviço de Informações de Segurança está acompanhar “muito de perto” conferência de nacionalistas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Recorde-se que a Nova Ordem Social foi suspensa, por decisão de Mário Machado, há um ano, por falta de alguém que o substituísse nessas funções. E também porque existiam alguns partidos políticos que, segundo Machado, estariam a atuar “precisamente na mesma áreas”, referindo particularmente o PNR e o Chega — que nas últimas legislativas elegeu um deputado para a Assembleia da República, André Ventura.

A polícia italiana deu ainda conta que identificou na rede que planeava um movimento neonazi em Itália um discurso anti-semita, racista e xenófobo. No país, as autoridades aprenderam armas, explosivos, material de propaganda e também detiveram 19 pessoas que participavam na organização, no âmbito da operação Sombras Negras. No tweet publicado pela polícia italiano o movimento é descrito como “de inspiração neonazi, xenófoba, antisemita”.