Elemento habitualmente presente nas cozinhas de todo o mundo, dieta mediterrânica incluída, a carne de borrego é uma excelente fonte de nutrientes, sendo especialmente «rica em ferro, vitaminas, minerais e proteínas de alta qualidade, assumindo-se como um componente fundamental de uma dieta saudável», garante Ana Pinto, nutricionista, mentora da plataforma digital NutriAging. Essas características tornam esta carne como «um elemento obrigatório em todas as etapas do crescimento e desenvolvimento do ser humano», assegura a especialista.
Alto valor nutricional
À semelhança de outras carnes, «o borrego é uma fonte de alta qualidade de proteína magra e aminoácidos essenciais, elementos necessários para o crescimento e manutenção do corpo, e fatores fundamentais para o crescimento de músculos, órgãos e tecidos em geral», informa Ana Pinto. No que toca à gordura, a carne de borrego «apresenta uma quantidade variável, e que está diretamente relacionado com a dieta, idade, sexo e alimentação do animal», refere a nutricionista. A sua composição inclui «gorduras saturadas e monoinsaturadas, possuindo níveis ligeiramente mais elevados de gordura saturada. No entanto, a carne do borrego contém gorduras trans, que, ao contrário das encontradas em alimentos processados, são consideradas benéficas para a saúde», explica Ana Pinto. Esta carne é também rica em vitaminas e minerais, tendo ainda um grande poder antioxidante. Contudo, é sempre fundamental apostar em carne de qualidade, como a certificada com o selo Quality Standard Mark e disponibilizada pelo Agriculture and Horticulture Development Board.
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.