Donald Trump revelou em entrevista à estação Fox News que o general iraniano Qassem Soleimani, que foi morto pelos norte-americanos num ataque militar relâmpago, planeava “provavelmente” atacar quatro embaixadas norte-americanas. A frase proferida foi: “Posso revelar que acredito que seriam quatro as embaixadas” que Soleimani planeava atacar.

A revelação é feita após insistência da apresentadora de televisão e entrevistadora Laura Ingraham, após o presidente dos Estados Unidos da América ter dito simplesmente: “Vamos dizer-vos que [o alvo] seria provavelmente a embaixada [dos EUA] em Bagdad”.

[Trump. O essencial do discurso de alerta ao Irão:]

As revelações surgiram no decurso de uma entrevista de Trump à Fox News, que será exibida na íntegra esta noite no país (3h da madrugada em hora de Portugal continental) e da qual foi revelada já um excerto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No site da Fox News, refere-se ainda que Trump afirmou que estava “OK” com a hipótese de ter de retirar tropas norte-americanas no Iraque devido à tensão latente. E desvalorizou os pedidos feitos em público por porta-vozes iraquianos para que os EUA começassem a planear a saída dos seus soldados do país: “Isso é o que eles dizem publicamente. Não dizem isso em privado”.

Vem aí uma guerra EUA-Irão? A tensão diminuiu, mas o perigo mantém-se