Em atualização
Com 62% dos votos apurados, os resultados preliminares das primárias democratas no estado norte-americano do Iowa mostram que Pete Buttigieg lidera com o apoio de 26,9%, seguido de Bernie Sanders com 25,1%. Elizabeth Warren surge em terceiro lugar, com 18,3% e só depois surge o ex-vice-presidente de Barack Obama, Joe Biden, com apenas 15,6%.
Os outros candidatos têm votações muito inferiores, ou mesmo insignificantes: Amy Klobuchar (14.032), Andrew Yang (5.760), Tom Steyer (1.879), Michael Bloomberg (112), Michael Bennet (96), Deval Patrick (46) e Tulsi Gabbard (12).
Buttigieg já reagiu aos resultados conhecidos e declarou aos seus apoiantes reunidos em Manchester, no estado do New Hampshire, que foi uma “vitória fantástica”. Nas suas declarações, recordou que a sua campanha “começou há um ano, com quatro (colaboradores) permanentes, sem qualquer nome conhecido, sem dinheiro, mas com uma grande ideia”. O facto de, um ano depois, “esta campanha se ter colocado na cabeça da corrida para substituir o presidente atual (…) representa uma vitória fantástica”.
Os resultados começam finalmente a ser conhecidos depois de a divulgação dos números finais ter sido adiada após “inconsistências” na recolha de dados. Cinco horas depois do início da votação, os democratas continuavam sem divulgar os resultados, com a organização a falar de “incoerências na compilação” e na necessidade de garantir “dados fidedignos”, desmentindo qualquer irregularidade, como foi avançado pelo campo dos republicanos e do Presidente Donald Trump.