A Direção-Geral da Saúde (DGS) diz que “usar luvas na rua não é eficaz” para impedir o contágio pelo coronavírus. Num alerta lançado esta sexta-feira através das redes sociais, a DGS diz que “alguns gestos simples fazem a diferença na proteção contra a Covid-19”, mas que usar luvas na rua não é um deles.
“Se as luvas forem usadas inadequadamente, podem ser um veículo de transmissão do vírus, em vez de serem um meio de proteção. O uso de luvas quando não indicado, representa um desperdício de recursos”, explica a DGS.
“O uso incorreto de luvas pode, também, resultar em oportunidades perdidas para a higiene das mãos”, acrescenta a autoridade de saúde. As luvas podem entrar em contacto com o vírus e, no processo de retirar as luvas, as mãos podem ficar infetadas ao contactar com a parte exterior da luva.
Alguns gestos simples fazem a diferença na protecção contra a COVID19. Usar luvas na rua não é eficaz!#SNS #DGS #UmConselhodaDGS #COVID19 #Sejaumagentedasaúdepública #EstamosOn pic.twitter.com/PUUEu9rpGR
— DGS (@DGSaude) March 20, 2020
Por isso, sublinha a DGS, “o mais importante para evitar a transmissão do vírus é lavar as suas mãos com frequência e sempre que estiverem sujas”.
A DGS tem uma página própria na internet dedicada ao surto de coronavírus onde é possível encontrar as recomendações mais adequadas no que diz respeito às medidas de proteção individual. Em nenhum lugar é recomendada a utilização de luvas e mesmo no que diz respeito às máscaras de proteção, estas são destinadas a ser usadas apenas em situações excecionais.
De acordo com uma outra recomendação publicada pela DGS no Twitter, há um conjunto limitado de situações em que se deve usar luvas:
- “Para a limpeza de casas de banho ou outras superfícies com lixívia ou outros desinfetantes”;
- “Quando é cuidador de um doente com COVID-19”;
- “Se for profissional de saúde, ao executar procedimentos que envolvam contacto direto com a pele não intacta, mucosas ou fluídos corporais”.
Alguns gestos simples fazem a diferença na protecção contra a COVID19. Quando devo utilizar luvas?#DGS #SNS #UmConselhodaDGS #COVID19 #Sejaumagentedasaúdepública #estamoson pic.twitter.com/btkdzDg78a
— DGS (@DGSaude) March 20, 2020
A DGS deixa também um conjunto de recomendações sobre como utilizar corretamente as luvas, quando estas não forem descartáveis:
- “Use luvas de borracha ou descartáveis (de uso único). Se forem descartáveis (de uso único), deve deitá-las no lixo e lavar as mãos de seguida”;
- “Antes de retirar as luvas, lave-as com água e detergente”;
- “Retire as luvas e lave a parte interna também”;
- “Passe-as por água quente”;
- “Coloque-as a escorrer/secar”;
- “Lave as mãos após retirar as luvas”.