O estado de Nova Iorque ultrapassou esta segunda-feira a fasquia dos 20 mil infetados, registando 5.707 novos casos nas últimas 24 horas, chegando a um número global de 20.875. Em conferência de imprensa, onde anunciou os novos números, o governador Andrew Cuomo indicou ainda que 13% dos infetados estão internados e que quase um quarto dessa percentagem está nos cuidados intensivos.

O governador anunciou que vai assinar uma ordem de emergência para que todos os hospitais aumentem a capacidade de camas em 50% e tentem mesmo, se possível, expandir essa mesma capacidade em 100%. Nova Iorque tem atualmente uma capacidade de 53 mil camas de hospital, sendo que esse número, de acordo com projeções dos últimos dias citadas pelo The Guardian, terá de ser duplicado para responder às necessidades do estado, que é o mais afetado dos Estados Unidos e onde já morreram 157 pessoas devido ao novo coronavírus.

“Temos de aprender com isto porque não estávamos preparados para lidar com o surto. Vamos pelo menos aprender com isto para nos prepararmos para a próxima situação. A vida vai ser mais tranquila nos próximos meses”, disse Andrew Cuomo na conferência de imprensa, acrescentando ainda que considera “uma bênção” estar a ser forçado a passar mais tempo em isolamento com a família.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O governador de Nova Iorque garantiu ainda que, atualmente, nenhum profissional de saúde do estado vai trabalhar sem máscara ou qualquer outro tipo de proteção. “Hoje podemos garantir máscaras a toda a gente que precisa delas. E batas. Não posso prometer isto para a próxima semana ou para a semana seguinte…mas hoje não há ninguém sem máscara”, atirou Cuomo, que confirmou que está a estudar a libertação de reclusos mais velhos que estejam no sistema prisional de Nova Iorque. O governador partilhou ainda dois vídeos de dois conhecidos atores nova-iorquinos, Roberto De Niro e Danny DeVito, que apelam ao isolamento social e ao comportamento responsável.

Andrew Cuomo adiantou ainda que Nova Iorque pode agora testar mais de 16 mil pessoas por dia — mais do que qualquer outro estado norte-americano. O governador revelou também que já pediu à administração da cidade de Nova Iorque, liderada pelo democrata Bill de Blasio, um plano para controlar e reduzir a densidade de pessoas nas ruas e regular a aglomeração de população, principalmente nos parques.

“As minhas medidas de controlo da densidade populacional não foram suficientes, isso é claro. Este fim de semana, nos parques em Brooklyn, em Manhattan, parecia um sábado normal, um sábado normal de sol”, disse Cuomo, sublinhando que Nova Iorque é a cidade mais fustigada pelo coronavírus em todo o estado, com 12.305 casos confirmados. O governador indicou ainda que está a trabalhar num plano para relançar a economia, garantindo que é “insustentável” governar o estado ou o país “com a economia fechada”.