Em África já há 45 países com casos registados do novo coronavírus. No continente há mais de 1.700 casos confirmados, como avança a agência Lusa. Ao todo, no continente africano foram registadas 58 mortes, de acordo com dados do Centro para a Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) da União Africana, divulgados esta terça-feira.

Há registo de mortes pela Covid-19 em 13 países africanos: Argélia, Burkina Faso, República Democrática do Congo (RDCongo), Egito, Gabão, Gâmbia, Gana, Maurícias, Marrocos, Nigéria, Sudão, Tunísia e Zimbabué. De acordo com este CDC, o continente conta ainda com 187 doentes recuperados, números que baixam o total de infeções ativas para 1.743.

Desde 13 de março que países como o Quénia proibiram eventos em massa logo após o primeiro caso no país. Contudo, a infeção continua a alastrar-se. Este domingo, Moçambique anunciou o primeiro caso. Esta terça-feira, confirmou o terceiro.

Número de infeções em Moçambique sobe para três

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como noticia o El Pais, os números em países africanos, à semelhança do resto do número, estão em constante mudança. Atualmente, o país com mais casos confirmados é a África do Sul, com 554 infetados, mas sem mortes registadas. A seguir, no mesmo continente e bem mais a Norte, está o Egipto, com 366 infetados e 19 mortes.

A maioria dos países africanos ainda não decretou o Estado de Emergência na sequência da propagação do coronavírus. Contudo, em países como o Senegal ou a Costa do Marfim já há medidas implementadas como o recolher obrigatório da população.

Nos países africanos de língua oficial portuguesa há também casos confirmados em Angola (3), Moçambique (3), Guiné Equatorial (9), não tendo havido, até ao momento, casos confirmados em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.