Na passada semana, o presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, pediu a Elon Musk ventiladores, de que a cidade necessita urgentemente para manter vivos os seus doentes mais graves, uma vez que tudo indica que promete tornar-se no epicentro da pandemia de Covid-19 nos EUA. O CEO da Tesla e da SpaceX prontificou-se a ajudar, produzindo o equipamento na Tesla.

Mas, para quem produz carros e foguetões, passar a fabricar ventiladores é um desafio maior do que parece à primeira vista. E Elon Musk sabe disso. Desenvolver um equipamento tardaria meses e fazê-lo aprovar pelos serviços médicos outro tanto, pelo que a solução é um fabricante do sector ceder-lhe um projecto e a Tesla fazê-lo sob licença. Ainda assim, é preciso tempo – que os doentes mais graves não têm.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi exactamente aqui que Musk recorreu ao seu espírito de iniciativa e resolveu o problema – ou pelo menos uma pequena parte – com uma rapidez tal que “envergonhou” o próprio Model S Performance, com Ludicrous e tudo. Na sexta-feira ligou para a China, aproveitando as boas relações com os chineses, por ali ter instalado uma fábrica e empregado uns milhares de trabalhadores. Desse telefonema resultou a compra de 1255 ventiladores, que foram expedidos para os EUA de avião, porque tempo é dinheiro.

Os ventiladores em causa foram fabricados na China, mas são produzidos localmente pelos americanos da ResMed e da Medtronic, além dos holandeses da Philips, tudo modelos aprovados pela Food & Drug Administration. Aliás, a Tesla e a Medtronic confirmam que tem havido conversações entre ambos para ultrapassar a falta de ventiladores e salvar vidas, com Elon Musk a gabar a sofisticação dos ventiladores mais avançados deste fabricante e o seu potencial tecnológico.

Resta saber se será com a colaboração da Medtronic que a Tesla e, provavelmente, a SpaceX vão produzir ventiladores para os americanos. E não deixa de ser curioso que tenha sido o fabricante americano com menor volume de vendas e de facturação o primeiro – e o único até aqui – a contribuir para a solução do problema.