Mais de 100 médicos já se voluntariaram para dar apoio telefónico às equipas de rua que acompanham os sem-abrigo, avançou a Ordem dos Médicos em comunicado.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, fez um apelo aos profissionais de saúde, no sentido de dar resposta a uma solicitação da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-abrigo, numa altura em que o número de novos casos de infeção pelo novo coronavírus no país continua a aumentar.

Este apoio vai aliviar a linha SNS 24 e a Linha de Apoio ao Médico, que estão sobrecarregadas, garantindo uma “resposta ágil e com qualidade”. “Os médicos vão esclarecer dúvidas através do telefone a estas equipas, estejam ou não relacionadas
com a Covid-19″, acrescenta o comunicado.

“As equipas que estão todo o ano no terreno a apoiar os sem-abrigo estão também elas a ser afetadas pela pandemia que estamos a viver, com alguns dos voluntários a precisar de ficar em isolamento. Nesta altura, torna-se também mais importante conseguir dar no momento o melhor acompanhamento clínico possível, dados os riscos acrescidos de contágio para quem recorra a uma unidade hospitalar”, pode ler-se no comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR