À semelhança dos arraiais, casamentos e festas de Santo António, em Lisboa, também a festa de São João, no Porto e em Vila Nova de Gaia, foi cancelada este ano devido ao surto do novo coronavírus. Em comunicado, a Câmara Municipal do Porto refere que a tradicional festa portuense não se vai realizar este ano, “tendo em conta o potencial de risco para a saúde pública que este evento representa, ao reunir milhares de pessoas nas ruas da cidade”.

Uma medida que deixa os portuenses e todos os amantes desta grande festa certamente tristes mas que, nesta altura, se afigura a mais prudente, especialmente dada a incerteza de propagação do vírus e das suas consequências”, acrescenta a autarquia em comunicado.

De concertos a outras atividades de animação, toda a programação das festas de São João, que se realiza sempre de 23 para 24 de junho, fica cancelada, “sendo as verbas referentes a essas iniciativas alocadas ao esforço do município nas diversas ações de combate ao atual cenário de pandemia”, acrescenta a Câmara Municipal do Porto.

A Câmara Municipal de Gaia anunciou também o cancelamento, uma vez que “a atual pandemia Covid-19 está, infelizmente, para durar” e que deve ser feito “tudo para diminuir o tempo desta situação”.

“É certo que o verão poderá trazer alguma atenuante, mas nunca ao ponto de voltarmos de imediato à normalidade. É também certo que todo o tipo de concentrações ou ajuntamentos de pessoas continuará a ser interdito no país”, acrescenta a Câmara de Gaia, referindo que também todas as festas de caráter privado estão canceladas. Além da festa de São João, o São Pedro da Afurada também foi cancelado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR