A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa, que vai contar com a presença do Papa Francisco, foi adiada para o verão de 2023, anunciou esta segunda-feira a organização em comunicado, minutos depois de o Vaticano ter confirmado o adiamento de dois eventos internacionais — o Encontro Mundial das Famílias (que passa de junho de 2021 para junho de 2022) e a JMJ (que passa de agosto de 2022 para agosto de 2023).

“As atuais circunstâncias de saúde pública, as consequências económicas que daí advêm e, sobretudo, a necessidade de concentrar esforços e recursos no apoio aos mais fragilizados levaram o Papa Francisco a anunciar que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) terá lugar em 2023, em Lisboa”, lê-se num comunicado enviado pela organização portuguesa do evento.

Oficial. Lisboa vai ser capital das próximas Jornadas Mundiais da Juventude e Papa regressa a Portugal

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Trata-se de uma decisão que a organização portuguesa “acolhe com naturalidade e confiança, partilhando com o Santo Padre o apelo a que, no atual contexto e nos próximos tempos, o foco da atenção de todos esteja no cuidado dos mais vulneráveis, das famílias e de todos os que, pelos mais diversos motivos, sofrem com os efeitos da pandemia causada pela Covid-19”, acrescenta o comunicado.

Ao Observador, o coordenador-geral do evento em Portugal, o bispo D. Américo Aguiar, mostrou-se em “total sintonia com o sentimento do Santo Padre” e sublinhou o “desejo e vontade de todos de que no verão de 2023 a Humanidade já possa novamente usufruir” desta celebração.

Já à Rádio Renascença, o cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, referiu que se trata de uma “notícia previsível desde que a pandemia se manifestou com esta intensidade e sabendo nós que ainda vamos ter de esperar um tempo longo, mais do longo do que prevíamos, para que haja uma vacinação disponível e universal (…) Era previsível que tudo se adiasse”. D. Manuel Clemente vincou ainda que a “absoluta prioridade” da Igreja tem de passar agora por contribuir na resposta à pandemia e por ajudar as famílias atingidas.

Boletim DGS: Portugal regista menor subida no número de mortos desde 6 de abril

Em janeiro de 2019, na JMJ do Panamá, o Vaticano anunciou que Lisboa havia sido escolhida para acolher a edição seguinte, agendada para 2022. Trata-se de um encontro de jovens católicos de todo o mundo com o Papa, que acontece desde 1985, ano em que foi instituído pelo Papa João Paulo II. Algumas estimativas atuais apontavam para a expectativa de que o evento em Lisboa acolhesse cerca de um milhão de jovens de todo o mundo.

A JMJ decorre durante todo o ano, mas o ponto alto será a visita do Papa Francisco, com uma celebração comunitária que deverá ocorrer na zona do Parque das Nações, em Lisboa, com todos os participantes do evento.