O 25 de abril sempre combinou com música popular portuguesa e em ano de pandemia e isolamento social não será exceção. Clã, Galandum Galundaina, João Berhan, Adélia, João Francisco, Pedro Mestre, Mariana Root, Edgar Valente, Quiné Teles, Tiago Sami Pereira, Tiago Jesus e Vasco Ribeiro são os artistas que integram o programa do Festival Liv(r)e.

Oriundos de diversas zonas do país, de Vila do Conde a Aljezur, passando por Ílhavo ou Covilhã, estes 12 artistas estão ligados “por uma visão comum da música e do seu papel interventivo, construtivo e redentor” e foram selecionados, “pela palavra, pela composição ou pelo propósito das suas canções”, para protagonizarem quatro sessões de três concertos de 30 minutos cada.

Cartaz do festival Liv(r)e

A iniciativa organizada pelo coletivo Camaleão e os projetos A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria (MPAGDP) e 23 Milhas, acontece em live streaming na página de Facebook da MPAGDP, de 24 a 26 de abril, pelas 21h30. No sábado, dia 25, haverá uma emissão especial às 17h30 e cada exibição em direto será acompanhada por uma entrevista, baseada em algumas das questões colocadas pelo público durante os concertos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em comunicado, a organização do festival garante que estão assegurados pagamentos aos artistas e adianta que o público pode também contribuir com donativos para “um reforço aos artistas e à organização do festival”. Os horários dos concertos serão divulgados ao longo desta semana.

“Abril no Bairro” é outra iniciativa online que promete juntar oito artistas e oito canções para comemorar a liberdade. Blind Zero, Joana Alegre, Jorge Palma, Pedro Moutinho, Rui David, The Happy Mess, Vicente Palma e Zeca Medeiros juntam-se ao evento que  será transmitido, nos dias 24 e 25 de abril, através da página de Facebook de cada artista, entre as 21h30 e as 22h30.

“Tendo como ponto de partida o tema da liberdade, cada artista/grupo vai partilhar uma canção que preparou especialmente para esta data”, explica a organização.

Cartaz e horários da iniciativa “Abril no Bairro”