A bolsa de Nova Iorque negociava esta quarta-feira em alta ao início da sessão, após o presidente dos EUA ter anunciado a intenção de avançar com um plano de apoio ao setor petrolífero, que apresenta preços historicamente baixos.

Pelas 14h50 (hora de Lisboa), o índice Dow Jones subia 1,65% para 23.405,16 pontos e o Nasdaq avançava 1,79% para 8.411,21 pontos.

Por sua vez, o índice alargado S&P 500 fixava-se em 2.788,71 pontos, o equivalente a uma progressão de 1,88%.

O presidente dos EUA quis tranquilizar a indústria do gás e petróleo ao anunciar na terça-feira a elaboração de um plano de emergência para um setor que atravessa uma das piores crises com preços historicamente baixos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Donald Trump anunciou que pediu ao seu governo para definir um plano de ajuda de emergência para a indústria de petróleo e gás, referindo que a missão dos departamentos de Energia e de Tesouro será “financiar provisões para esses negócios e empregos muito importantes fiquem assegurado durante muito tempo”.

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em junho continuou esta quarta-feira a cair, ao recuar 9,22% no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres devido ao excesso de oferta do mercado.

O petróleo de referência na Europa cotava-se cerca das 9h TMG no ICE Futures a 17,31 dólares, seguindo a tendência dos últimos dias. Contudo, o Brent subia ligeiramente face ao preço de abertura de esta quarta-feira, de 16,38 dólares, um mínimo desde 1999.

O colapso da procura de petróleo provocado pela crise global da Covid-19 e a ausência de recursos para armazenar os excessos de produção são fatores que estão a ter um enorme impacto na negociação do Brent, referem analistas citados pela Efe.

Os preços do petróleo norte-americano subiram esta quarta-feira mais de 18% nas primeiras transações nos mercados asiáticos, depois da queda histórica, a valores negativos, na segunda-feira.

O preço do barril West Texas Intermediate (WTI), de referência nos Estados Unidos, para entrega em junho subiu 18,93% para 13,76 dólares (12,7 euros), depois das pesadas perdas registadas na segunda-feira em Nova Iorque, devido à descida da procura causada pelos efeitos económicos da pandemia da Covid-19.