O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu esta quinta-feira – na habitual conferência de imprensa diária de balanço da pandemia de Covid-19 no seu país – ter visto indícios ou elementos de prova que o levam a pensar que o novo coronavírus provém de um laboratório chinês em Wuhan. Na mesma conferência, admitiu adotar medidas punitivas contra o Estado chinês.

Na conferência de imprensa na Casa Branca, Trump foi confrontado por uma jornalista com a seguinte questão: “Já viu alguma coisa que lhe permita acreditar seriamente que a pandemia teve origem no Instituto de Virologia de Wuhan?”. A resposta de Trump foi curta e direta: “Sim”. Mas depois alongou-se, na linha do que tem vindo a dizer, acusando Pequim de negligência inicial, de ter encoberto e negado aos outros países informação inicial sobre o surto e má-fé posterior ao esconder os números reais da pandemia.

“Foi qualquer coisa que poderia ter sido contido no local de origem e penso que poderia ter sido contido muito facilmente”, declarou. Trump não deu quaisquer dados precisos sobre que provas terá visto, mas salientou que estas lhe permitem impor sanções contra a China, desde logo “taxas aduaneiras”, como já fez no passado.

Em resposta a uma pergunta sobre se Trump planeava cancelar parte das suas obrigações de dívida com o Governo chinês, o presidente norte-americano expressou: “Podemos fazer isso com tarifas ou de outras formas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Eles [a China] são uma nação brilhante, cientificamente e em outras coisas. Podiam tê-lo guardado ou parado [o surto do novo coronavírus], mas não o fizeram”, frisou Trump, em conferência de imprensa.

Noutro tema, este de política interna, Trump deu conselhos ao seu adversário democrata, Joe Biden, quase certo como candidato do partido às presidenciais norte-americanas. E nada menos do que conselhos sobre acusações de assédio sexual.

Trump acha que Biden deve responder na justiça às acusações de que é alvo. “Não posso falar por Biden, só posso dizer que penso que ele deveria reagir, deveria responder”. E por que razão Trump tem uma opinião sobre isso?

“Não sei nada (sobre as acusações contra Biden), mas penso que deveria responder, vocês sabem, é que podem ser acusações falsas. Eu sei tudo sobre acusações falsas, já me acusaram falsamente em numerosas ocasiões”, justificou.

Joe Biden foi acusado em março por una ex-assistente – Tara Reade – de abuso sexual, alegadamente ocorrido em 1993, quando o líder democrata era senador.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 230 mil mortos e infetou mais de 3,2 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Cerca de 908 mil doentes foram considerados curados.