Além do fecho das escolas, o surto do novo coronavírus impediu também os alunos do ensino secundário de visitarem ou receberem presencialmente as mostras e feiras que todos os anos são organizadas para esclarecerem dúvidas relativamente ao ensino superior. Foi a pensar nesta questão que a Inspiring Future, uma associação juvenil sem fins lucrativos que trabalha na área da Educação, desenvolveu uma Feira Virtual Interativa para fazer chegar, de forma digital, toda a informação aos estudantes que estão a terminar o secundário.

“Ao longo do presente ano letivo foram mais de 32.000 os jovens, num total de 115 escolas, que participaram nas feiras de informação e apoio organizadas pela Inspiring Future, uma iniciativa que conta já com 6 edições”, refere a associação em comunicado. Com a Covid-19, muitas das sessões agendadas pelas escolas tiveram de ser canceladas. Mas agora há uma Feira Virtual que quer ajudar a resolver o problema de mais de 16 mil estudantes.

A solução tecnológica foi desenvolvida “para garantir que os efeitos nefastos desta pandemia não deixem milhares de jovens sem o habitual apoio numa fase tão importante da sua vida” e decorre desde 20 de abril até 26 de junho. No site desta Feira Virtual, os alunos podem ter acesso às informações que as feiras presenciais costumam fornecer e participar numa das 50 sessões que estão agendadas para as escolas — uma por cada dia útil até ao final do ano, entre as 10h e as 18h.

Para participar, cada aluno deve registar-se no site. Além das sessões agendadas, os futuros universitários podem também consultar brochuras sobre a oferta educativa existentes (e ainda ter a indicação por cores se a sua média chega para entrar naquele curso, baseado nas médias de entrada do ano anterior) e vídeos institucionais e de apresentação dos cursos. Há ainda a oportunidade de tirar dúvidas num live chat com os representantes de 110 instituições de ensino superior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A agenda da Feira Virtual da Inspiring Future para os próximos dias

“Tal como já acontecia, os jovens encontrarão workshops dinâmicos, através de uma metodologia de cursos em e-learning – vídeos gravados, perguntas e exercícios – para que possam compreender como fazer a sua candidatura ao ensino superior, mas também como tomar uma decisão consciente sobre o seu futuro profissional”, refere ainda a Inspiring Future. Há ainda um desafio de 12 missões para serem cumpridas durante a participação dos estudantes na feira “e que podem levar à conquista de prémios como AirPods Apple, Powerbanks, cursos de línguas, entre outros”, refere a Inspiring Future.

O projeto teve apoio da Yorn, da Secretária de Estado da Educação, de empresas como a GMS Store e a Education First e de várias instituições de ensino superior a nível nacional.