A partir deste fim de semana o acesso automóvel às avenidas atlânticas na cidade do Porto vai estar condicionado para garantir que as medidas de distanciamento físico são cumpridas, face ao surto do novo coronavírus. Assim, entre as 14h e as 19h de sábado e as 9h e as 19h de domingo, a Avenida de Montevideu, do Brasil, de Dom Carlos I e a Rua do Coronel Raúl Peres não haverá carros, com algumas excepções. O mesmo se passa na marginal de Matosinhos e Leça da Palmeira.

“Com a transição do Estado de Emergência para a Situação de Calamidade, e não obstante o facto de este enquadramento ser menos restritivo do que aquele que se encontrava vigente, mantém-se o dever cívico de recolhimento domiciliário bem como da necessidade de se manterem as medidas de distanciamento físico indispensáveis no combate ao contágio e à propagação do vírus SARS-CoV-2 (COVID -19)”, refere a Câmara Municipal do Porto em comunicado.

Uma vez que a frente atlântica da cidade é “de grande atratividade e potencial foco de concentração de pessoas e veículos”, o município decidiu condicionar o acesso automóvel a estes locais, estando livres desta restrição os moradores, transportes públicos, táxis, TVDE e operações de cargas e descargas/entregas. “Para esse efeito, os condutores devem informar as forças policiais do seu local de residência e/ou motivo da deslocação devidamente enquadrado nas exceções referidas”, acrescenta a nota enviada.

Com o condicionamento destas avenidas, o distanciamento físico entre as pessoas será facilitado, uma vez que a zona pedonal será alargada à faixa de rodagem durante estes períodos. Para os automóveis que poderão circular nestes locais, o limite de velocidade passa a ser de 20 quilómetros por hora.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Câmara Municipal do Porto alerta ainda que, caso esta medida for aplicada durante um período mais alargado, o município vai fornecer aos moradores credenciais ou dísticos para que possam aceder mais rápido às zonas condicionadas.

Também em Matosinhos haverá medidas especiais para cumprir o distanciamento físico entre as pessoas nas zonas com maior circulação. Assim, a autarquia decidiu condicionar o trânsito automóvel na marginal de Matosinhos e de Leça da Palmeira aos fins de semana e feriados. A medida começa a ser implementada este sábado “e deverá manter-se enquanto vigorar a Situação de Calamidade”, refere a Câmara Municipal.

O acesso automóvel à Avenida General Norton de Matos, “no troço entre a Avenida da República e a confluência da Avenida General Norton de Matos com a Rua Roberto Ivens”, vai estar condicionado entre as 14h e as 19h ao sábado e entre as 9h e as 19h ao domingo e feriados, com a exceção do acesso ao parque de estacionamento. O mesmo acontece com o acesso à marginal de Leça da Palmeira: a Avenida da Liberdade, entre a Rua Belchior Robles e a Avenida dos Combatentes, também com o mesmo horário de condicionamento.

“Esta medida permitirá aumentar o distanciamento físico entre os transeuntes através do alargamento da zona pedonal à faixa de rodagem, apenas nestes períodos. Em ambas as marginais serão sempre garantidos os acessos a moradores, veículos de emergência, táxis e TVDE, quer nas próprias avenidas quer nas suas transversais”, acrescenta a autarquia de Matosinhos.