Para centralizar e reunir os vários pedidos de apoio que têm surgido face às dificuldades provocadas pela pandemia de Covid-19, o movimento tech4Covid19 criou o projeto Help4Covid19, uma plataforma que junta todo o tipo de pedidos de ajuda, vindas desde instituições à comunidade em geral. O objetivo é conseguir divulgar e encaminhar esses pedidos para quem possa ter uma solução rápida.

A plataforma é gratuita e funciona em formato de fórum, permitindo “a interação e diálogo entre as duas partes que se podem registar no site: quem precisa de apoio e quem pode ajudar”, refere o movimento em comunicado.  Quem necessite algum tipo de ajuda, desde bens alimentares a equipamentos de proteção individual, pode responder ao formulário “Pedir apoio”, explicar a situação em questão, inserir os dados de contacto e validar a sua inscrição.

Há também a divisão em várias situações, além dos apoios solicitados pelos próprios utilizadores: a secção “Apoiar quem precisa” permite a alguém prestar uma ajuda específica, “seja com instalações, serviços e mão-de-obra ou doação de bens”. Existe também a secção “Pedidos de Apoio” e “Projetos de Apoio”, que apresentam “as diversas iniciativas solidárias já criadas devido à pandemia, que surgiram com o objetivo de responder a diferentes problemas atuais”.

Há ainda um tópico de comunidade e outro espaço para colocar dúvidas, sendo que a informação sobre os projetos é atualizada diariamente, permitindo “a quem tenha uma necessidade especifica que perceba imediatamente se já existe uma iniciativa que a pode solucionar ou se tem de fazer o pedido diretamente no site”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Consideramos que no momento que vivemos, em que existem cada vez mais pessoas a precisar de ajuda e esta tem de chegar de forma rápida e eficaz, não existe tempo para questões burocráticas, que inviabilizam, muitas vezes, a rapidez do processo de apoio”, refere João Neves, responsável pelo projeto, citado em comunicado.

Foi a partir desta premissa que surgiu a plataforma: para ser “uma comunidade aglomerada de pedidos de ajuda, da qual fazem parte profissionais de diversas áreas, que disponibilizam o seu tempo para encontrar as soluções mais indicadas para as necessidades que vão surgindo na plataforma, colocando as duas partes do processo imediatamente em interação”.

O movimento Tech4Covid19 foi criado por um grupo de fundadores da comunidade tecnológica portuguesa para combater o surto do novo coronavírus, contando com mais de 5000 pessoas das mais variadas áreas a trabalhar em soluções tecnológicas.

Startups portuguesas juntam-se na luta contra o coronavírus