O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse este sábado que está a considerar retomar parcialmente a contribuição dos Estados Unidos da América para a Organização Mundial de Saúde (OMS), que suspendeu em abril.
“Uma das várias hipóteses que estamos a considerar é pagarmos 10% do que temos estado a pagar durante muitos anos, colocando-nos ao nível da contribuição, muito mais baixa, da China”, escreveu Trump no Twitter. “Ainda não tomámos uma decisão final. Todos os fundos estão congelados”, acrescentou.
Lou, this is just one of numerous concepts being considered under which we would pay 10% of what we have been paying over many years, matching much lower China payments. Have not made final decision. All funds are frozen. Thanks! https://t.co/xQUzHy4NDa
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) May 16, 2020
Os Estados Unidos cancelaram a sua contribuição para a OMS depois de Trump criticar a forma como a organização geriu a pandemia de Covid-19 e acusá-la de ceder às pressões da China. Até agora o maior contribuinte para a OMS, os Estados Unidos ofereciam anualmente 400 a 500 milhões de dólares à organização, entre contribuições obrigatórias e voluntárias.
Os Estados Unidos são nesta altura o país mais afetado pela pandemia, com 87.493 mortes e mais de 1,4 milhões de casos de infeção, segundo números de sexta-feira.