O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou esta quarta-feira “regular ou fechar” as empresas de redes sociais numa publicação no Twitter, depois dessa mesma plataforma ter colocado um rótulo de verificação de factos (“fact-check”) nas suas publicações, classificando-as como “infundadas”.
Trump acusou as empresas de redes sociais de tentarem censurar as “vozes conservadoras” e garantiu que vai tomar medidas para que isso não aconteça.
Republicans feel that Social Media Platforms totally silence conservatives voices. We will strongly regulate, or close them down, before we can ever allow this to happen. We saw what they attempted to do, and failed, in 2016. We can’t let a more sophisticated version of that….
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) May 27, 2020
“Os republicanos acham que as plataformas de redes sociais silenciam as vozes conservadoras. Vamos regulá-las fortemente, ou fechá-las, antes de permitirmos que isso aconteça. Vimos o que eles tentaram fazer e falharam, em 2016”, escreveu o presidente norte-americano. Trump deixou ainda um recado às empresas de redes sociais para que “aprendam a comportar-se”. “Agora!!!”, sublinhou.
Estas declarações surgiram depois de o Twitter ter colocado, pela primeira vez, um rótulo de “fact-check” em duas publicações de Donald Trump, onde o presidente fez críticas ao método de voto por correspondência, dizendo que é “fraudulento”, e que a rede social classificou como “infundadas”.
“As afirmações de Trump são infundadas”. Twitter faz fact-check a tweets do presidente dos EUA