Semáforos, cabines de desinfeção e baias direcionais. Tudo novidades que já se encontram nas praias do Concelho de Oeiras e que são a forma que a autarquia encontrou de fazer respeitar as normas de distanciamento social durante a atual época balnear, que arrancou a 6 de junho em plena pandemia de Covid-19. Para fazê-lo, foi necessário um investimento superior a 400 mil euros, segundo anuncia a autarquia no seu site.

Os semáforos que mostram a lotação de cada praia estão ligados à App Info Praia, de modo a que os dados possam ser consultados mesmo antes de se sair de casa. E para que os avisos não sejam ignorados, e a distância social e a lotação das praias sejam cumpridas, a autarquia liderada por Isaltino Morais, limitou as entradas no areal através da colocação de baias direcionais.

Com o mesmo objetivo, foram instalados painéis informativos nos parques de estacionamento e os lugares de parqueamento informal foram fechados, como é o caso do da Fontaínhas. Já nos estacionamentos formais foram limitados os dias de utilização, exemplo do do Jardim Municipal de Oeiras, que estará encerrado aos fins de semana e feriados.

O mais inovador são as cabines de desinfeção. Na verdade, mais do que cabines parecem corredores de passagem e não são completamente fechadas. Enquanto atravessa a cabine, é-se pulverizado com desinfetante à base de iodo. Corpo, a roupa e calçado ficam descontaminados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O equipamento foi desenvolvidas na Turquia, em parceria com a empresa portuguesa FFF Global Trade e com o apoio da Nova Medical School, e tem sido utilizado em vários países.

[Veja aqui o vídeo que mostra o funcionamento das cabines]

A Agência Portuguesa do Ambiente limitou a capacidade de máxima de cada praia em Oeiras. A Praia da Torre passa a ter um limite de 3.000 utilizadores, a de  Santo Amaro de Oeiras de 4.100 utilizadores, a de Paço de Arcos de 1.000 utilizadores e a de Caxias de 1.700 utilizadores.

Quanto às praias dos Pescadores, da Cruz-Quebrada, Dafundo e Algés, a autarquia esclarece que “é permitida a estadia e permanência, sendo garantida a limpeza e manutenção dos areais”, mas sendo “desaconselhada a prática de banhos pela Agência Portuguesa do Ambiente”.

Para além destas medidas, a câmara de Oeiras contratou de 22 nadadores-salvadores e assegura a limpeza e desinfeção regular das principais superfícies de contacto — tampas dos ecopontos, chuveiros, lava-pés, instalações sanitárias, papeleiras e corrimões. Também foram colocadas instalações sanitárias de apoio à prática balnear na Praia de Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias.

Foi ainda criado um conjunto de regras de utilização das praias, a saber:

  • Consulte os painéis informativos na entrada de cada praia, onde terá informação sobre as entradas e saídas disponíveis, equipamentos de apoio à prática balnear, corredores de circulação e zonas reservadas a grupos de escolas e pessoas com mobilidade reduzida;
  • Mantenha o distanciamento físico de segurança, 3 metros entre chapéus e 1,5 metros entre toalhas;
  • Use sempre calçado nas rampas de acesso às praias, apoios de praia, chuveiros, lava-pés e instalações sanitárias;
  • É obrigatório o uso de máscara ou viseira nos apoios de praia e instalações sanitárias;
  • Coloque os resíduos nos ecopontos de praia, as tampas são desinfetadas regularmente;
  • Não abandone máscaras e luvas, coloque-as no contentor para resíduos indiferenciados;
  • Solicite o seu eco-cinzeiro junto dos concessionários ou nadadores-salvadores e reutilize-o sempre que visita a praia.