A NASA criou um dispositivo 3D com um sensor de proximidade que é ativado sempre que o utilizador aproxima as mãos do rosto, emitindo uma vibração para lembrar que não deve tocar no rosto, de forma a evitar uma potencial infeção.
O PULSE foi criado para “minimizar a propagação da Covid-19”, evitando que o utilizador leve as mãos aos olhos, nariz ou boca, caso tenha tocado numa superfície infetada. À medida que aproxima as mãos do rosto, a vibração emitida pelo dispositivo vai aumentando a sua intensidade.
A NASA explica que este novo dispositivo, criado por uma equipa do Laboratório de Propulsão a Jato, é gratuito e pode ser reproduzido por qualquer um, independentemente do seu nível de conhecimento na área, tendo disponibilizado uma lista de instruções e peças necessárias para produzir o seu próprio colar.
Este projeto surge numa tentativa de “acompanhar os esforços” das autoridades de saúde contra o novo coronavírus, mas não dispensa a “lavagem das mãos, o distanciamento social e o uso de máscara”, alertou a NASA.