A neta de Isabel II tinha casamento marcado para o dia 29 de maio, mas a pandemia de Covid-19 trocou-lhe as voltas. Beatrice e o noivo, Edoardo Mapelli Mozzi, adiaram a boda sem, no entanto, anunciarem nova data. Segundo o Daily Mail, o enlace aconteu esta sexta-feira numa cerimónia secreta, no Castelo de Windsor e contou com a presença da própria rainha.

A monarca foi avistada a deslocar-se de carro dentro da propriedade da família real, em Windsor. Vestida de verde, fez-se acompanhar pelo Duque de Edimburgo, segundo já confirmou o Palácio de Buckingham em comunicado, citado pela BBC, que faz referência a outros parentes. A casa real já confirmou também a presença dos pais da noiva — o polémico príncipe André e a ex-mulher Sarah Ferguson — na “pequena” cerimónia, que aconteceu às 11h, no mesmo fuso horário de Portugal Continental.

O local escolhido para a troca de votos foi o Royal Lodge, local onde Beatrice cresceu e que serviu de residência aos duques de York durante o casamento. Sem presença confirmada, a princesa Eugenie, irmã mais nova, protagonizou o último casamento real, em outubro de 2018 na Capela de São Jorge, também em Windsor.

Já há data oficial: princesa Beatrice casa-se a 29 de maio

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A cerimónia entre Beatrice, de 31 anos, e o multimilionário de 37 anos, que fez fortuna no ramo imobiliário e do design de interiores, estava inicialmente programada para a Capela Real do Palácio de St James, com 150 convidados previstos, mas aconteceu ao cair desta semana, num formato bem mais discreto na Capela Real de Todos os Santos, em Windsor.

As apertadas medidas decretadas pelo Governo britânico permitem, neste momento, que casamentos com um número máximo de 30 pessoas se realizem. O casal passou a quarentena na região de Chipping Norton, não muito longe de Oxford, numa casa de campo avaliada em cerca de 1,7 milhões de euros, propriedade de Nikki Shale, mãe de Mozzi.

Com o casamento, a princesa Beatrice torna-se o primeiro membro da família real a assumir o papel de madrasta. Aos 37 anos, o empresário de ascendência italiana tem já um filho da união anterior. O casamento aconteceu no dia em que as redes sociais da família se concentram em dar os parabéns a Camilla Parker Bowles, que cumpre 73 anos de idade. Também nesta sexta-feira, Isabel II recebeu Thomas Moore, para um condecoração em Windsor. Aos 99 anos, o capitão angariou milhões de libras para o Serviço Nacional de Saúde britânico.

Artigo atualizado no dia 17 de julho de 2020, às 15h20, com referência ao comunicado do Palácio de Buckingham.