O Ministério da Defesa da Rússia anunciou esta segunda-feira ter concluído com “êxito” a primeira fase dos ensaios clínicos de uma vacina contra a Covid-19 que foram realizadas em conjunto com o Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya.

“Na manhã do dia 20 de julho [hoje], o segundo grupo de voluntários recebeu alta“, afirmou o Ministério da Defesa através de um comunicado referindo que as provas clínicas foram executadas no Hospital Militar Central Burdenko, Moscovo.

De acordo com o ministério, a vacina não provocou “complicações” ou “reações indesejadas”. Esta primeira fase dos ensaios clínicos, com voluntários saudáveis, tem como objetivo testar se a vacina é segura ou se desencadeia efeitos secundários severos.

A mesma nota indica que “os resultados das análises mostram de forma inequívoca que todos os voluntários desenvolveram uma resposta imunitária, como resultado da vacina”. Outro dos objetivos desta fase dos ensaios é verificar se a vacina é capaz de desencadear uma reação do sistema imunitário. Isso não quer contudo dizer que a vacina é eficaz contra o coronavírus, isso só ficará demonstrado nas próximas fases dos ensaios clínicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os voluntários foram vacinados no passado dia 23 de junho sendo que no próximo dia 4 de agosto vão ser submetidos a uma série de novas análises de controlo para confirmação dos resultados e inocuidade da vacina.

O Ministério da Defesa sublinhou que as provas clínicas da vacina foram realizadas “em concordância com a metodologia científica e com a legislação em vigor, sem encurtar os prazos da investigação para que sejam evitados riscos posteriores”.

Covid-19. Rússia anuncia que primeira fase de testes clínicos de uma potencial vacina estará pronta no final do mês

Atualização: foi concluída apenas a primeira fase dos ensaios clínicos.