A Adapttech, uma startup portuguesa que desenvolveu uma ferramenta para melhorar o processo de adaptação de próteses, fechou uma “parceria estratégica” com a Cascade, uma empresa homóloga norte-americana que está neste mercado há 50 anos. O objetivo da colaboração é lançar os produtos da portuguesa nos Estados Unidos da América e no Canadá.

O anúncio é feito pela Hovione Capital, uma empresa de capital de risco que investe na criação e expansão de empresas inovadoras na área das ciências da vida na Europa. De acordo com esta gestora de fundos de investimento, a Cascade vai disponibilizar “em todo o mercado norte-americano” o sistema Insight, uma tecnologia desenvolvida pela startup portuguesa.

O Insight é uma ferramenta que permite aos profissionais de saúde colocarem corretamente as próteses dos membros inferiores de uma forma mais rápida e fácil e, ao mesmo tempo, dá a oportunidade de controlar em tempo real todo o processo de reabilitação dos pacientes.

O dispositivo combina um scanner 3D, com sensores, tecnologia wearable, e uma aplicação móvel que facilita o processo de ajuste à prótese, para que o processo de reabilitação dos doentes seja mais rápido e fácil”, explica a Adapttech.

Esta tecnologia funciona através de três componentes: um scanner 3D que cria um modelo de encaixe em menos de um minuto e meio; o dispositivo que se veste [wearable] que reúne informações em tempo real que indicam onde existem os problemas; e a app que permite interagir com o modelo 3D e aceder aos resultados a qualquer momento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em comunicado, Frederico Carpinteiro, presidente executivo da Adapttech, afirma que “aumentar o conforto da adaptação da prótese dos pacientes melhorou o seu nível de atividade: “Os nossos testes iniciais indicam que 30% dos doentes evoluíram”.

Ricardo Perdigão Henriques, presidente executivo da Hovione Capital, diz que “a Adapttech é um exemplo extraordinário de como uma empresa de capital de risco especializada na área da saúde permitiu a uma startup portuguesa expandir-se para o Reino Unido e América do Norte, e lançar no mercado global um dispositivo médico inovador”. Já John Cronin, diretor de Vendas e Marketing da Cascade, refere sem rodeios: “geral. Estamos ansiosos para trazer o Sistema INSIGHT para os nossos clientes”.

Portuguesa Adapttech fecha ronda de investimento de dois milhões de euros

Em 2018, a Addaptech fechou uma ronda de investimento no valor de dois milhões de euros. Esta ronda de investimento foi liderada pela britânica Mercia Fund Managers, que contribuiu com 1,5 milhões de euros, seguindo-se a Hovione Capital.