O furacão Laura, de categoria 4, num máximo de 5, atingiu esta quinta-feira a costa do estado norte-americano do Louisiana, com ventos máximos sustentados até 240 quilómetros por hora, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Às 1h (7h em Lisboa), o furacão, que ameaça provocar inundações “catastróficas”, de acordo com o NHC, atingiu a costa perto da cidade de Cameron.

As autoridades já ordenaram a evacuação da área de Lake Charles na terça-feira, onde vivem cerca de 200 mil pessoas.

O Laura, que já matou 21 pessoas no Haiti e outras quatro aquando da passagem pela República Dominicana, ameaça agora o Louisiana e o leste do Texas.

Os meteorologistas previram, no entanto, um “enfraquecimento rápido” da tempestade, agora que o furacão atingiu o continente. Ainda assim, esperava-se que o Laura causasse inundações generalizadas em estados distantes da costa, tendo sido emitidos alertas para grande parte do Arkansas.

Segundo as previsões, o furacão pode mesmo voltar a ser uma tempestade tropical assim que atingir o Oceano Atlântico, potencialmente ameaçando o Nordeste. Os meteorologistas disseram que fortes chuvas podem atingir até sexta-feira partes do Missouri, Tennessee e Kentucky.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR