Um dos maiores produtores de energia eólica na Europa, a Ventient Energy, que tem já quatro parques em Portugal, recebeu luz verde da Autoridade da Concorrência para comprar a Portugal Renewable Energy, que tem 31 parques.

Em aviso publicado na sua página de internet, a AdC informa ter tomado na terça-feira a decisão de não oposição à aquisição, pela Ventient, que possui e opera ativos na Bélgica, França, Alemanha, Portugal, Espanha e Reino Unido, incluindo quatro parques eólicos em Portugal.

A Ventient Energy efetua a compra através de uma sociedade veículo, atualmente em constituição (que será detida e controlada pela Ventient), para o controlo exclusivo da Portugal Renewable Energy – PTRW Unipessoal, bem como das suas subsidiárias, todas empresas ativas no sector da produção de energia elétrica.

Segundo o mesmo aviso, a Portugal Renewable Energy é uma empresa ativa no mercado da produção de energia em Portugal, detendo 31 parques eólicos que representam um total de 726 MW de capacidade instalada.

Já o comprador, a Ventient Energy, que notificou à AdC este negócio em 25 de agosto, é uma empresa ativa no mercado da produção de energia elétrica, nomeadamente, através de quatro parques eólicos em Portugal, com 190.9 MW de capacidade instalada.