Dão estrutura ao nosso corpo, protegem os órgãos vitais de inúmeras agressões e armazenam cálcio. Os ossos são fundamentais à nossa sobrevivência e por isso é aconselhável (e até inteligente) cuidar tão bem deles quanto possível. Uma saúde óssea fragilizada leva a doenças, como a osteoporose, uma patologia dos ossos que afeta cerca de 10% da população portuguesa, com uma prevalência de 17% nas mulheres e 2,6% nos homens. A nível mundial são cerca de 200 milhões as mulheres que sofrem desta doença, revela a International Osteoporosis Foundation. A tendência é para que estes números continuem a aumentar, e eles são mais evidentes com o avanço da idade. Quando a idade avança, naturalmente que os ossos perdem também densidade, faz parte do envelhecimento. A chave é contrariar a natural perda de massa óssea decorrente da idade, para que a qualidade de vida na idade sénior seja uma realidade. Quando os ossos estão muito frágeis, o risco de fraturas é enorme. Nos idosos, as fraturas decorrentes da osteoporose são normalmente o primeiro passo para a perda de qualidade de vida. Infelizmente, são algumas vezes o primeiro passo para outras complicações de saúde, resultantes da falta de mobilidade, chegando a ser fatais . Por isso, é tão importante prevenir, contrariar.

Os ossos ao longo da vida

Os nossos ossos são tecidos vivos e, por isso, estão em constante mutação: osso novo vai-se formando e substituindo o velho. Quando somos mais novos, o corpo produz massa óssea a uma velocidade mais rápida do que aquela com que a “destrói”. Isso significa que a nossa densidade óssea aumenta, atingindo o seu pico por volta dos 30 anos. A partir dessa idade, embora esse processo continue, perdemos mais massa do que aquela que conseguimos repor. O risco de virmos a desenvolver osteoporose — uma doença caracterizada pela perda de densidade óssea e deterioração do osso — depende da quantidade de massa óssea que conseguimos “acumular” até aos 30 anos e da velocidade com que a perdemos depois disso.

O que é a osteoporose?

A osteoporose é uma doença dos ossos, podendo atingir qualquer parte do nosso esqueleto. O interior dos ossos tem pequenos espaços, quase como uma colmeia de abelhas. A osteoporose leva a um aumento do tamanho desses espaços, o que faz com o osso perca força e densidade, e o seu exterior se torne mais fraco e fino. Enquanto um osso saudável, é capaz de suportar vários tipos de cargas, em diversos sentidos; um osso afetado pela osteoporose torna-se mais frágil, quebradiço e incapaz de suportar até as cargas mais leves. Nas fases mais precoces, não causa sintomas. Esta doença é silenciosa e muitas vezes o doente só sabe que sofre de osteoporose quando fratura um osso devido a um pequeno traumatismo ou mesmo sem a sua ocorrência. Por isso, é possível que a pessoa já tenha a doença há vários anos antes de se aperceber.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As fraturas decorrentes da osteoporose podem acontecer em qualquer osso do corpo, contudo, as mais comuns são as que ocorrem nas vértebras, colo do fémur (anca) e antebraço (punho). Também são frequentes as fraturas das costelas e bacia.

Impacto na qualidade de vida

A maior probabilidade de fraturas ósseas está associada a dor prolongada e perda de qualidade de vida. Há fraturas que obrigam a que seja efetuado internamento, o que não é desejável, sobretudo em pessoas de idade mais avançada, podendo ser o primeiro passo para o fim da qualidade de vida ou até causar a morte. Sabia que o risco de uma nova fratura, depois da primeira, é superior a 80% e a mortalidade aumenta em 10-20% nas mulheres com fratura da anca? Outras possíveis consequências da osteoporose incluem dificuldade em manter-se de pé, necessidade de recorrer a auxiliares de marcha, diminuição da estatura e curvatura das costas, degradação do estado geral, redução da autonomia e, consequentemente, a dependência de terceiros.

Prevenir ou contrariar é a melhor estratégia

Prevenir em idades mais jovens, e contrariar na idade adulta. Esta é a atitude mais sensata. Ainda que existam fatores que não possamos controlar, como a idade, a baixa estatura ou a genética, outros existem que dependem de nós:

1. Beba leite

Os jovens entre os 9 e os 18 anos têm necessidades mais elevadas de cálcio e proteínas, para atingirem o seu potencial genético e pico de massa óssea. As necessidades são, no entanto, transversais em todas as fases da vida, porque se primeiro temos que garantir o pico de massa óssea, posteriormente temos que agir no sentido de conter as perdas. Por isso, devem privilegiar-se alimentos ricos em cálcio, como escolher os leites que são enriquecidos em cálcio, e optar por fazer batidos ou gelados de leite. O queijo é também um alimento rico em cálcio que pode juntar, por exemplo, às saladas. Se for sensível ou mesmo intolerante à lactose, opte pelos lácteos sem lactose. Além destes, há muitos outros alimentos ricos neste mineral, como:

  • Sementes integrais, como quinoa ou chia;
  • Frutos secos, como as nozes e pinhões;
  • Vegetais de folha verde, como o agrião, brócolos ou couve galega;
  • Leguminosas, é o caso do grão, lentilhas ou feijão branco.

Por outro lado, evite bebidas gaseificadas e uma alimentação com baixo teor em proteína, um nutriente necessário para assegurar a produção de colagénio no osso.

2. Apanhe sol, com moderação

A vitamina D tem dois papéis muito importantes no desenvolvimento e manutenção de ossos saudáveis: é fundamental para a absorção do cálcio dos alimentos no intestino; e assegura uma correta renovação e mineralização dos ossos. A luz solar nem sempre é uma fonte fiável de vitamina D. A estação do ano e a latitude, o uso de protetor solar, as nuvens e o nevoeiro das cidades, a pigmentação da pele e a idade de cada um são fatores que afetam a quantidade de vitamina D produzida pela pele durante a exposição solar.

Regra geral, deve tentar expor a pele diariamente (rosto, mãos e braços) ao sol durante 10-20 minutos, fora das horas de maior calor.

Alguns alimentos que podem também ajudar a repor ou manter os níveis de vitamina D são o atum, a sardinha, o salmão, a gema de ovo ou os cogumelos. O leite reforçado em vitamina D é também uma excelente solução.

3. Pratique exercício físico com regularidade

O sedentarismo é inimigo dos nossos ossos: indivíduos que passam muito tempo sentados têm um risco mais alto de osteoporose comparativamente às pessoas mais ativas. Por isso, a prática de exercício físico deve fazer parte do nosso dia a dia desde cedo, contribuindo para ossos fortes e uma perda de massa óssea mais lenta. O exercício que envolva carga é benéfico para o nosso esqueleto, sendo a caminhada, a corrida, os saltos, o subir escadas, a dança e o levantamento de pesos especialmente vantajosos. Também as modalidades que promovem uma boa postura e equilíbrio — como tai chi — são importantes para prevenir a ocorrência de quedas na terceira idade.

4. Mantenha um peso adequado

Estar abaixo do peso recomendado aumenta o risco de perda de massa óssea, assim como de fraturas. Por outro lado, também o excesso de peso pode ter um impacto negativo nos ossos, aumentando o risco de fraturas no braço e pulso.

5. Deixe de fumar e de consumir álcool em excesso

Tanto o consumo excessivo de álcool como a nicotina presente nos cigarros exercem uma influência negativa sobre os nossos ossos. O consumo regular de mais de duas bebidas alcoólicas por dia aumenta o risco de osteoporose. Já o tabaco, embora não se conheça exatamente o papel que desempenha no risco desta doença, sabe-se que contribui para ossos mais fracos. Como o fumo pode atuar na matriz óssea, reduz a renovação dos ossos. Se fuma, abandone este hábito.

6. Proteja-se das quedas

Uma vez que é habitualmente após uma queda que ocorrem as fraturas, é importante adotar alguns cuidados para evitá-las, tais como:

  • Evitar locais mal iluminados e pavimentos molhados ou derrapantes;
  • Preferir calçado com sola em borracha, antiderrapante;
  • Retirar os tapetes de sua casa;
  • Não se levantar da cama durante a noite sem acender a luz;
  • Falar com o seu médico sobre medicação que possa perturbar o seu equilíbrio;
  • Em caso de haver insuficiência, tente melhorar a sua visão e audição.

É precisamente sobre osteoporose e, acima de tudo, prevenção que se vai falar no dia 5 de novembro às 18h. No webinar “Ossos fortes, pela qualidade de vida”, promovido pela Associação Portuguesa de Osteoporose, Maia Gonçalves, especialista em medicina interna, cuidados intensivos e bioética, alerta para o impacto financeiro e no Sistema Nacional de Saúde que esta doença pode ter, assim como na qualidade de vida do doente, sobretudo em idades mais avançadas, e explica o que se deve fazer para reduzir o seu risco desde cedo. Pode assistir à conversa através do site e redes sociais do Observador e no Facebook da Associação Portuguesa de Osteoporose.

Saiba mais em
https://observador.pt/seccao/observador-lab/ame-os-seus-ossos/