Para ajudar a garantir a segurança dos utilizadores e para se adaptar aos novos tempos, especialmente com a chegada da época festiva, a Google anunciou novas atualizações do Google Maps dedicadas à gestão da pandemia de Covid-19. Ao todo, são quase 250 novas funcionalidades que a gigante tecnológica inseriu este ano. Agora, vai ser possível saber informações em tempo real da ocupação dos espaços e transportes públicos, os casos verificados em cada região e ainda as medidas adotadas em cada espaço para evitar o contágio.

Ao longo das próximas semanas, refere a Google em comunicado, será feita uma atualização da “Camada Covid” no Google Maps, ou seja, os utilizadores vão poder ter acesso a mais informações, como “todos os casos detetados numa área, juntamente com os links rápidos para recursos Covid provenientes das autoridades locais”, como as diretrizes, locais de teste e restrições noutras cidades. No seu blog, a Google refere que esta funcionalidade “ajudou quase 10 milhões de pessoas a obterem diariamente informação crítica sobre a Covid-19 diretamente no Google Maps”.

Exemplo das novas funcionalidades do Google Maps

Além disso, para evitar multidões, será também possível saber a ocupação, em tempo real, dos autocarros, comboios e metros, baseado no feedback dos utilizadores em todo o mundo. A Google refere que são feitas “mais de 50 milhões de atualizações diárias” ao mapa do sistema.

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Há também outras novidades, ainda que não sejam aplicadas, para já, em Portugal. É o caso da encomenda de refeições e reservas em restaurantes, que poderão ser consultadas no Google Maps.

 Nos últimos 15 anos, o Google Maps tem usado tecnologia para trazer informações úteis sobre o mundo real para a ponta dos seus dedos. Para garantir que as informações são tão precisas e atualizadas quanto possível, contamos com 170 mil milhões de imagens de alta definição do Street View de 87 países, contribuições de centenas de milhões de empresas, pessoas que usam o Google Maps e de dados confiáveis ​​de mais de 10.000 entidades públicas, agências e organizações”, explica a Google no seu blog.

A Google refere ainda: “Mesmo numa  pandemia, mais de mil milhões de pessoas ainda recorrem ao Google Maps para navegar no seu novo normal — e o nosso trabalho está longe de terminar”.