O lema, o logótipo e o sítio oficial da presidência portuguesa da União Europeia (UE) vão ser apresentados na sexta-feira, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, foi esta quarta-feira anunciado.

A apresentação dos “símbolos” e do sítio da quarta presidência portuguesa, que arranca em 1 de janeiro, ficará a cargo do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias. A apresentação da programação cultural da presidência semestral do Conselho da UE terá lugar também em dezembro, em data a anunciar.

Para janeiro, estão previstas a tradicional visita do colégio de comissários a Portugal e apresentação ao Parlamento Europeu (PE) das prioridades definidas pelo Governo português para a sua quarta presidência da UE.

A logística da presidência portuguesa UE está a ser planeada para diferentes cenários de evolução da pandemia, que determinará nomeadamente se quase duas dezenas de reuniões de alto nível se realizam presencialmente ou por videoconferência.

O mesmo aconteceu com as presidências croata, no primeiro semestre de 2020, e alemã, no segundo semestre, em que a progressão do novo coronavírus na Europa obrigou a que muitas reuniões se realizassem por videoconferência ou fossem adiadas.