O lar da ADESBA — Associação de Desenvolvimento e Bem Estar Social da Freguesia da Barreira, concelho de Leiria, tem 40 utentes e 27 funcionários infetados, disse esta segunda-feira à Lusa a coordenadora da Saúde Pública.

Segundo Odete Mendes, assim que o surto foi detetado “rapidamente houve intervenção de todas as valências orgânicas e o espaço já foi descontaminado”. O lar tem 55 utentes, dos quais 40 foram infetados pelo SARS-CoV-2, estando na sua maioria “assintomáticos”.

Dos 56 funcionários, 27 também testaram positivo. “Há que realçar o sofrimento destes trabalhadores, que querem muito ajudar e sentem culpa por estarem infetados. É terrível ver o seu sofrimento”, destacou Odete Mendes.

A responsável da Saúde Pública de Leiria adiantou ainda que a “situação está controlada” e estão a ser testadas de novo todas pessoas, sendo que alguns funcionários já deram negativo. “Os utentes terão de aguardar 20 dias de isolamento.”

Odete Mendes confirmou ainda a infeção de 21 utentes, entre 45, e oito funcionários na Unidade de Cuidados Continuados da Redinha, no concelho de Pombal. “São números que ainda carecem de ser confirmados, uma vez que estamos a fazer rastreios semanais”, explicou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR