O total de casos registados no Canadá desde o início da pandemia atingiu 500.242, de que já resultaram 14.128 mortes, de acordo com dados divulgados pela cadeia de televisão pública CBC.
Ontário, a província mais populosa e onde se situa a capital Otava, identificou 2.357 novos casos desde sexta-feira e elevou o número de mortes para 4.125.
O Quebec, segunda subdivisão do país com mais habitantes, que regista o maior número de mortes (7.715), teve nas últimas 24 horas um novo máximo de infeções, com 2.038 novos casos.
A aceleração da pandemia nas duas províncias levou o Canadá a ultrapassar hoje a barreira do meio milhão de infetados pelo novo coronavírus, duas semanas depois de ter ultrapassado a marca dos 400.000.
O Governo de Ontário prolongou este sábado as restrições na área metropolitana de Toronto e em grande parte da região até 04 de janeiro, enquanto no Quebec, o primeiro-ministro da província, François Legault, estendeu medidas idênticas até 11 de janeiro.
Com uma população a rondar os 38 milhões de habitantes, o Canadá adquiriu 20 milhões de doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer/BioNTech, devendo receber 249.000 este mês e quatro milhões de doses até março de 2021.
A campanha nacional de vacinação arrancou na segunda-feira em Ontário e no Quebec, naquele que foi o terceiro país a autorizar a administração do produto da farmacêutica norte-americana, depois de Reino Unido e Bahrein e à frente dos Estados Unidos.