Se a aposta da Jaguar no I-Pace foi realizada com um mínimo de riscos e de investimentos, deslocando a produção para os austríacos da Magna, a estratégia vai ser completamente distinta para o futuro J-Pace, o SUV topo de gama eléctrico da marca britânica. Além de usufruir de uma nova plataforma específica para veículos a bateria, será ainda o primeiro eléctrico fabricado pela Jaguar.
O J-Pace vai ser concebido sobre a mesma plataforma que vai gerar o igualmente novo Jaguar XJ, que será exclusivamente eléctrico. Isto significa que o SUV, cujo comprimento deverá rondar os 5 metros, vai visar directamente o confronto com concorrentes como o Model X da Tesla, o Audi e-tron e o futuro Mercedes EQS SUV.
Para a fabricação do J-Pace, a Jaguar recorre à sua fábrica de Castle Bromwich, que beneficiou de um investimento de 1000 milhões de libras, cerca de 1100 milhões de euros, para ser adaptada à produção de modelos 100% eléctricos. A montagem de um motor por eixo assegurará tracção integral, para uma bateria com 100 kWh garantir a desejada autonomia, apesar de estarem previstas capacidades inferiores para versões mais acessíveis.
De acordo com a imprensa inglesa, o J-Pace retomará elementos do I-Pace, mas a generalidade das suas formas deverá seguir as linhas do F-Pace, modelo que coloca ênfase nas dimensões interiores, o que o vai obrigar a ser mais volumoso e menos esguio do que o I-Pace.