A reunião pública desta manhã da Câmara Municipal de Abrantes terminou com uma agressão ao presidente da autarquia, o socialista Manuel Valamatos. O autor da agressão, o empresário Jorge Dias Ferreira, de 64 anos, tem um litígio antigo com a Câmara e acabou detido pela Polícia de Segurança Pública.

[Ouça aqui a reportagem da Rádio Observador com o subcomissário da PSP]

Presidente da Câmara de Abrantes agredido com um cajado

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na reunião quinzenal, o empresário invadiu o edifício Pirâmide, onde decorrem as sessões da autarquia e interrompeu a sessão com um cajado em punho, que utilizou para agredir o presidente mas também um vereador e ainda um funcionário. A reunião estava a ser transmitida online pela autarquia mas foi imediatamente interrompida, sendo apenas audíveis os gritos que decorreram dessa agressão. 

Ao Observador, o subcomissário da PSP, André Neves, confirma a intervenção policial, que levou à detenção do homem de 64 anos que vai ser presente ao juiz ainda durante o dia de hoje. Ainda assim, quando a PSP chegou ao local, Jorge Dias Ferreira já não estava dentro do edifício municipal.

A Polícia de Segurança Pública confirma também a necessidade de assistência médica ao presidente da autarquia, Manuel Valamatos, e a outros feridos que resultaram desta agressão. O jornal Médio Tejo dá conta de que o autarca ficou com ferimentos na face e foi transportado ao Hospital de Abrantes.

Em comunicado, a autarquia “repudia quaisquer atos de violência física e verbal praticados contra qualquer pessoa”, acrescentando que foi apresentada queixa contra o agressor, não só pelos atos de violência física, mas também “pelas sucessivas ameaçãs de morte cometidos neste e noutros dias”. 

O empresário Jorge Dias Ferreira alega há vários anos que a falência da sua empresa de construção se deve à Câmara Municipal de Abrantes e pediu uma indemnização superior a seis milhões de euros, mas, no ano passado, o Tribunal Administrativo de Leiria absolveu a autarquia.

Ainda em março, Jorge Dias Ferreira tinha pedido a palavra na reunião pública da autarquia e excedeu o tempo concedido, tendo o presidente da câmara chamado a PSP para acalmar os ânimos exaltados do empresário.

Atualizado às 19h25 com reação da Câmara Municipal de Abrantes em comunicado.