Portugal vai receber mais 2 milhões de doses da vacina da Pfizer do que inicialmente estava previsto, depois de a União Europeia ter anunciado a compra de 100 milhões de doses adicionais daquela vacina contra a Covid-19, de acordo com uma notícia da Antena 1.

Segundo a rádio pública, além das cerca de 1,2 milhões de doses que o país devia receber até ao final do primeiro trimestre de 2021, vão somar-se mais cerca de 2 milhões de doses da vacina da Pfizer à encomenda portuguesa.

Na terça-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, tinha anunciado que a União Europeia reforçou a encomenda feita à Pfizer, comprando mais 100 milhões de doses e elevando para 300 milhões o número total de doses compradas pelo bloco europeu à farmacêutica.

A vacina da Pfizer foi a primeira a ser aprovada pela Agência Europeia do Medicamento e já se encontra em distribuição por todo o espaço europeu, incluindo em Portugal.

Depois de chegar um primeiro lote de 9.750 vacinas a Portugal, já foi entregue um segundo lote, com mais de 70 mil doses, que estão a servir para o atual processo de vacinação dos profissionais de saúde.

De acordo com as primeiras contas, em janeiro já terão chegado mais de 300 mil doses e, até ao final de março, era esperado um total de 487.500 doses da vacina da Pfizer — mas este número deverá agora subir com a nova compra por parte da União Europeia.

A vacina da Pfizer é uma das muitas que a União Europeia adquiriu às farmacêuticas, à qual se deverão juntar as vacinas da AstraZeneca, da Sanofi-GSK, da Johnson and Johnson, da CureVac e da Moderna. Esta quarta-feira, o Reino Unido aprovou a vacina da AstraZeneca, que ainda não recebeu autorização de uso na União Europeia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR