O laboratório norte-americano Pfizer advertiu esta sexta-feira para uma quebra “a partir da próxima semana” nas entregas das vacinas anti-Covid-19 na Europa, com vista a melhorar a sua capacidade de produção, anunciou esta sexta-feira a empresa.

Em comunicado, a Pfizer adianta que as instalações em Puurs, na Bélgica, vão temporariamente reduzir o número de doses entregues na próxima semana devido a “determinadas modificações na produção”. No entanto, a empresa garante que a partir da semana de 25 de janeiro vai restabelecer as doses de vacina produzidas.

Devido à nova capacidade de produção, a Pfizer afirma que conseguirá aumentar as doses a partir da semana de 15 de fevereiro. A empresa assegura que as doses prometidas à UE durante o primeiro trimestre serão devidamente entregues — e poderá haver mais doses no segundo trimestre de 2021.

“A redução temporária afetará todos os países europeus”, indicou ainda o Instituto de Saúde Pública norueguês.

“Não é conhecido, de momento, o tempo que poderá levar até a Pfizer regressar à capacidade máxima de produção, que será aumentada de 1,3 para dois mil milhões de doses” por semana, segundo a mesma fonte.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.994.833 mortes resultantes de mais de 93 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR