Está escolhida a sucessora do ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, que será candidato do Partido Socialista Catalão (PSC) às eleições regionais da Catalunha. Segundo o El País, é Carolina Darias, atualmente ministra da Política Territorial e da Função Pública, quem vai liderar a pasta da Saúde, numa altura crítica da pandemia no país (que teve o maior aumento de casos a um fim de semana nos dias 23 e 24 de janeiro — 93.822). O anúncio foi feito pelo chefe do Governo Espanhol, Pedro Sánchez.

Salvador Illa já tinha anunciado, em dezembro, que iria abandonar o cargo. Acabou por fazê-lo esta terça-feira, por ser o cabeça de lista dos socialistas às eleições regionais na Catalunha. As últimas sondagens têm sinalizado que poderá ser o candidato mais votado.

“O ministro da Saúde, Salvador Illa, inicia hoje as suas últimas 24 horas à frente do ministério. Ele vai participar no seu último Conselho de Ministros de terça-feira e o seu substituto será anunciada” nesse dia, já tinha dito, na segunda-feira, o chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, em comunicado.  A tomada de posse vai acontecer esta quarta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O substituto é, afinal, uma substituta: Carolina Darias, que, por sua vez, será substituída por Miquel Iceta, antigo secretário socialista na Catalunha e que era o candidato do partido às eleições antes de ser substituído por Illa. Como escreve o El País, Carolina Darias tem, nas últimas semanas, aparecido várias vezes ao lado de Salvador Illa e era já apontada como a mais provável sucessora. Carolina Darias, 55 anos, é apelidada pelo La Vanguardia como uma ministra “discreta”.

Pedro Sánchez justificou as nomeações com a “experiência e qualidades” dos novos ministros. Carolina Darias tem estado “na primeira linha da equipa” do Governo e profissionais de saúde contra a Covid-19, apontou Sanchéz. Iceta é uma “pessoa de ideias, de construir consensos”.

Salvador Illa sai do Governo numa altura crítica

Salvador Illa é um catalão de 54 anos que se tornou muito conhecido devido à gestão feita na luta contra a pandemia de Covid-19. Depois de um ano no Governo de Sánchez, Illa será assim o candidato do PSC (Partido Socialista da Catalunha) nas próximas eleições regionais na Catalunha (nordeste do país) em 14 de março próximo, depois de os tribunais terem anulado a decisão do governo regional de adiá-las até ao final de maio devido à pandemia. No anúncio da sucessora, Pedro Sánchez salientou que Illa é uma pessoa “honesta” que “sempre pediu desculpa pelos seus erros“.

De acordo com as últimas sondagens, o PSC com Salvador Illa como cabeça de lista poderia ser o partido mais votado na consulta eleitoral, à frente das formações separatistas que atualmente governam a região. O catalão abandona o Governo central numa altura em que a pandemia alcança níveis recorde em Espanha, que já é um dos países mais atingidos pela doença na Europa, com mais de 55.000 mortos.

As eleições antecipadas na comunidade autónoma da Catalunha foram marcadas devido à inabilitação, decretada pelo poder judicial em setembro passado, do último presidente regional, o independentista Quim Torra, condenado por se ter recusado a retirar uma faixa com conteúdo separatista da fachada da sede do governo regional durante a campanha para as eleições parlamentares nacionais de abril de 2019.

Torra assumiu a presidência da região nas eleições, assim como estas antecipadas, de dezembro de 2017, depois da tentativa falhada de autodeterminação da Catalunha em 1 de outubro do mesmo ano, que terminou com a fuga para a Bélgica do presidente anterior, Carles Puigdemont.