O Governo chinês vai prestar ajuda económica e técnica a Cabo Verde no valor de cerca de 13 milhões de euros e construir edifícios hospitalares na ilha de São Vicente, segundo informação do executivo cabo-verdiano.

Em causa estão dois acordos assinados na quinta-feira, na Praia, entre os dois governos, que se juntam à assistência chinesa prestada a Cabo Verde nos últimos 45 anos.

O entendimento envolve um acordo de cooperação económica e técnica entre os dois governos, no valor de 100 milhões de renmimbi, equivalente a mais de 1.404 milhões de escudos (cerca 13 milhões de euros).

O segundo acordo prevê a construção dos edifícios da maternidade e da pediatria no Hospital Baptista de Sousa, ilha de São Vicente, bem como o fornecimento de mobiliários, materiais e equipamentos médicos e hospitalares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A República Popular da China tem sido um dos principais parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde”, destaca o Governo cabo-verdiano na informação sobre os dois acordos.

Após a assinatura dos acordos, o embaixador da China na Praia, Du Xiaocong, assumiu a disponibilidade chinesa para “reforçar” a cooperação bilateral.

Precisamos reforçar ainda mais o nosso relacionamento”, apontou o diplomata.

Em Cabo Verde, a cooperação chinesa já financiou as obras de reabilitação e construção dos palácios da Assembleia Nacional e do Governo, da Biblioteca Nacional, Auditório Nacional, a maternidade do Hospital Dr. Agostinho Neto, ou ainda a construção do Estádio Nacional e do campus da Universidade de Cabo Verde, na Praia, este com entrega prevista para agosto.

A República Popular da China mantém uma equipa médica em Cabo Verde no quadro desta frutífera cooperação”, explica ainda o Governo cabo-verdiano.