A Câmara da Ponta do Sol, na ilha da Madeira, informou hoje ter acionado o plano de contingência para a Covid-19 depois de ter surgido um surto envolvendo pessoas que estiveram na Loja do Munícipe e tiveram teste positivo.

“Na sequência do surto de Covid-19 na Ponta do Sol, a Câmara Municipal foi informada de que algumas pessoas que testaram positivo estiveram na Loja do Munícipe, na passada quarta-feira”, lê-se na nota distribuída por aquela autarquia governada pelo PS.

De acordo com os mais recentes dados, divulgados na sexta-feira pela Direção Regional de Saúde da Madeira, o concelho da Ponta do Sol, na zona oeste da ilha, registou esta semana mais 22 novas infeções de Covid-19, totalizando 109 casos.

A nota divulgada, assinada pela presidente do município, Célia Pessegueiro, acrescenta que “todos os contactos tidos naquele espaço são considerados contactos de baixo risco”.

Contudo, em articulação com as autoridades de saúde, a autarquia decidiu implementar medidas suplementares, designadamente o encerramento da loja até à próxima quarta-feira, para proceder a desinfeção do espaço.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também foi suspenso o atendimento presencial “em todos os serviços da Câmara”, devendo a população recorrer a contactos telefónicos, correio eletrónico e outros meios digitais.

A Câmara menciona ainda que um trabalhador que “presta serviço exterior também testou positivo”, um resultado que foi hoje conhecido, embora este já não estivesse em funções desde segunda-feira, “depois de ter sido considerado contacto de alto risco de um outro caso positivo”.

“Por indicação das autoridades de saúde, os contactos diretos com este trabalhador ficam em casa, em isolamento, até serem testados”, realça o município.

Apesar de os restantes serviços camarários continuarem a ser prestados, “os contactos com a Câmara Municipal só poderão ser feitos por telefone ou email”.

Na sexta-feira, o boletim epidemiológico difundido pela Direção Regional da Saúde indicou que a Madeira reportou 111 novos casos, contabilizado 6.253 acumulados, dos quais 1.660 situações ativas. Há 4.531 doentes recuperados e 62 óbitos, estando presentemente hospitalizadas 57 pessoas, três das quais nos cuidados intensivos.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 2.384.059 mortos no mundo, resultantes de mais de 108,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Portugal registou hoje 149 mortes relacionadas com a Covid-19 e 2.856 novos casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Desde março de 2020, Portugal já registou 15.183 mortes associadas à Covid-19 e 784.079 casos de infeção.