As escolas vão receber esta semana 15 mil computadores destinados a alunos do ensino básico, revelou à Lusa o representante dos diretores escolares.

“Vão começar a chegar, a qualquer momento, 15 mil computadores para os alunos mais novos. Algumas escolas podem receber já hoje [quarta-feira] outras será ao longo desta semana”, disse Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP).

A decisão de adquirir estes equipamentos foi tornada pública há cerca de duas semanas, quando o Conselho de Ministros aprovou a autorização de despesa para a compra de computadores e “internet” para alunos carenciados.

Este número de computadores está muito longe de dar resposta a todos os alunos mais carenciados, ou seja, os que têm escalão A do Apoio Social Escolar (ASE), mas já é uma ajuda”, afirmou Filinto Lima, que é também diretor de um agrupamento em Vila Nova de Gaia.

Os 15 mil equipamentos que chegam agora às escolas para serem distribuídos pelos alunos juntam-se assim aos 100 mil que já foram entregues aos estudantes carenciados do ensino secundário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Governo espera ainda a chegada de mais 335 mil portáteis, cuja entrega está atrasada devido a problemas de abastecimento.

O ensino básico e secundário conta com mais de um milhão de alunos e o plano do Governo é atribuir a cada aluno um computador.

Tal como aconteceu no passado ano letivo, os alunos voltaram a ter aulas à distância, que começou há uma semana e meia, não havendo ainda uma data para o regresso ao ensino presencial.

A situação está dependente da evolução da pandemia em Portugal e da capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde aos doentes com Covid-19.