O modelo mais potente e desportivo da gama Cupra vai passar a ser o novo Formentor VZ5, sinónimo de Veloz com motor de 5 cilindros. O SUV da marca espanhola monta, no lugar até aqui ocupado pelo quatro cilindros e dois litros a gasolina sobrealimentado, com 310 cv, o novo motor turbo com 2,5 litros e cinco cilindros, que fornece 390 cv e uma força de 480 Nm, em vez dos anteriores 400 Nm de binário. Esta unidade motriz é similar à que monta o Audi Q3 RS de 400 cv. Isto permite à Cupra posicionar-se dentro do Grupo Volkswagen 10 cv atrás da Audi, mas à frente da VW, Seat e Skoda.
Além do reforço da potência, o Formentor VZ5 usufrui em exclusivo de uma caixa de dupla embraiagem e sete velocidades, com a potência a ser depois distribuída pelas quatro rodas através do sistema da marca, o 4Drive, que permite colocar a força no eixo que mais necessita, seja para tornar o modelo mais eficaz ou mais divertido de conduzir.
Com todos estes argumentos, o VZ5 só não ultrapassa os 250 km/h porque a isso está limitado electronicamente, mas supera os 100 km/h ao fim de somente 4,2 segundos, em vez dos 4,9 segundos da versão de 310 cv. Como nem só de motor vive um desportivo, o SUV espanhol usufrui do controlo adaptativo do chassi, em que o condutor pode escolher um dos 15 níveis de amortecimento que acha melhor para cada ocasião, além dos travões Akebono com maxilas de seis pistões, montados dentro de jantes com 20”.
Com uma produção projectada de somente 7000 unidades, a fabricação do Formentor VZ5 arrancará na semana 36, ou seja, a 6 de Setembro, devendo chegar a Portugal na semana que começa a 4 de Outubro. Em relação a preços, ainda é muito cedo para serem divulgados, mas certamente serão inferiores aos praticados pelo Audi Q3 RS.