As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 41 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 15.724 os casos acumulados desde 19 de março, divulgou este sábado o Ministério da Saúde do país.

Em comunicado, o ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 991 amostras desde sexta-feira, com o concelho da Praia, capital do país, a confirmar mais 20 infetados (em 494 amostras), contando agora com 219 casos ativos.

Ainda na ilha de Santiago foram confirmados casos do novo coronavírus nos concelhos de Santa Catarina (dois), São Miguel (dois) e Santa Cruz (um).

Na ilha de São Vicente foram confirmados seis novos infetados (em 199 amostras), sendo atualmente outro dos focos da doença no arquipélago, com 50 casos ativos.

Face à evolução da pandemia em São Vicente, o Governo cabo-verdiano prorrogou anteriormente, por 30 dias, até 18 de março, a situação de calamidade para a ilha, a única do país nesse estado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foram ainda registados casos de Covid-19 nas ilhas de São Nicolau (seis) – que passa a ter 103 casos ativos -, Santo Antão (dois), Sal (um) e Fogo (um).

Nas últimas 24 horas foram dados como recuperados da doença 15 infetados, mantendo-se em 152 o acumulado de óbitos por complicações associadas à Covid-19 e cinco por causas externas.

Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 15.724 casos da doença, desde 19 de março de 2020 (quando foi diagnosticado o primeiro doente com a Covid-19 no arquipélago), distribuídos por todos os 22 municípios das nove ilhas habitadas do arquipélago, segundo os dados do Ministério da Saúde.

O arquipélago regista este sábado 537 casos ativos da doença e soma 15.022 considerados recuperados, enquanto dois infetados, estrangeiros, foram transferidos para os países de origem.