O Acelerador 5G – Programa de Inovação Colaborativa é uma iniciativa da NOS e da Amazon Web Services para ajudar as startups a inovar com a ajuda da quinta geração de internet móvel. O programa de aceleração de negócios que as duas empresas lançaram conta com o apoio da Startup Lisboa e tem candidaturas abertas até 11 de abril, para os empreendedores que se quiserem candidatar.

O objetivo do programa é ajudar a impulsionar startups com ideias ou negócios que possam vir a ser potenciados pela tecnologia da quinta geração móvel. “Com velocidades muito mais rápidas, baixa latência e com a capacidade de ligar milhões de equipamentos e dispositivos entre si, o 5G será um dos principais impulsionadores da economia digital”, lê-se no comunicado divulgado nesta segunda-feira.

Podem concorrer ao acelerador startups nacionais ou estrangeiras que tenham operações em Portugal e que se baseiem num modelo de negócio que possa ser potenciado ou explorado pelo 5G. Os finalistas vão poder apresentar os seus projetos a potenciais investidores, como a sociedade de capital de risco Armilar Venture Partners, que gere o fundo NOS 5G.

Além desta possibilidade, as startups terão acesso a mentores de ambas as empresas e aos serviços da AWS. O curso tem a duração de sete semanas, terá webinares e sessões de mentoria. No final do programa, a 30 de junho, o projeto vencedor receberá um prémio monetário de 7.500 euros e acesso direto à incubação na Startup Lisboa.

A 10 de março, pelas 11h30, a NOS, a AWS e a Startup Lisboa vão promover uma sessão online para apresentar o programa e debater as oportunidades que o 5G representa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR