William e Kate fizeram esta quinta-feira a primeira aparição pública num evento oficial após a polémica entrevista dos duques de Sussex a Oprah Winfrey. Questionado pela Sky News sobre o inevitável assunto do momento, William defendeu a casa real britânica: “Não somos uma família racista”.

O herdeiro da coroa deixou claro que ainda não falou com o irmão, o príncipe Harry, após a explosiva conversa com apresentadora norte-americana — a qual será emitida em Portugal pela SIC, num dia e horário ainda por divulgar. “Ainda não falei com ele, mas tenciono fazê-lo”.

Na entrevista dos Sussex, emitida pela CBS no domingo à noite, são feitas várias afirmações polémicas, incluindo acusações de racismo no seio da família real e de falta de apoio perante as dificuldades psicológicas da duquesa que, a certa altura, teve ideias suicidas.

Também os duques de Cambridge são falados nesta entrevista, com Meghan a explicar a Oprah que, afinal, foi Kate quem a fez chorar, e não o contrário, nos dias que antecederam o casamento dos Sussex, a 19 de maio de 2018. Dois dias após a entrevista, o Palácio de Buckingham emitiu um comunicado, onde deixou claro que as acusações de racismo eram “preocupantes” e iam ser tratadas em privado.

William estava numa escola no leste de Londres para promover um programa de saúde mental para crianças quando foi abordado, esta manhã, pelos jornalistas. Ao contrário do filho, o príncipe Carlos recusou prestar declarações sobre o assunto naquela que foi a primeira aparição pública desde a polémica entrevista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR