A embaixadora dos Estados Unidos da América (EUA) em Angola, Nina Maria Fite, vai entregar formalmente ao governo angolano, na quinta-feira, um hospital de campanha para tratamento de doentes com Covid-19, no município do Soyo, província do Zaire (Angola).

O hospital de campanha, doado pelo Comando das Forças Armadas dos EUA para a África (Africom), está instalado nas instalações adjacentes ao hospital municipal do Soyo, e tem capacidade para internamento de 40 doentes, segundo uma nota da embaixada norte-americana.

O hospital está instalado com um sistema de pressão negativa e tecnologia de filtragem de ar, que isola os pacientes e evita que o vírus ou doenças infecciosas se espalhem enquanto os pacientes estão a ser tratados.

Em 25 de março, antes e depois da entrega formal e da inauguração do hospital de campanha, a chefe da missão dos EUA em Angola doará caixas de livros diversos à Mediateca local (forte parceira da embaixada norte-americana) e visitará o local onde será construída a futura refinaria do Soyo. Angola totaliza desde o início da pandemia 21.733 casos, dos quais 527 óbitos, 20.073 recuperaram e 1.133 estão ativos (incluindo nove em estado crítico e 13 graves).

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.716.035 mortos no mundo, resultantes de mais de 123 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. A doença é transmitida por um coronavírus SARS-CoV-2 detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR