Foi uma das surpresas da noite eleitoral: há quatro anos, num domingo de eleições autárquicas, o PCP lamentava a perda do Barreiro para o PS, por apenas 1.465 votos. Agora, apostado em recuperar uma das suas antigas autarquias, o partido, coligado com a CDU, relança um dos seus antigos autarcas: Carlos Humberto, ex-presidente da câmara do Barreiro, terá a missão de trazer a autarquia de volta para o domínio comunista.

As candidaturas de Carlos Humberto e de José Luís Ferreira — deputado e líder parlamentar do PEV que será candidato à Assembleia Municipal do Barreiro — são confirmadas num comunicado enviado pela concelhia da CDU do Barreiro, onde fica clara a aposta forte naquela autarquia. No texto, divulgado esta terça-feira, a candidatura apresenta-se como “o melhor projeto político para revigorar a democracia no Barreiro” e “alterar a política” do PS, convocando para isso “todos os democratas”. Argumentos a favor de Carlos Humberto e José Luís Ferreira? “Competência e inquestionável experiência na atividade política”.

O argumento principal a favor do candidato à câmara será efetivamente a experiência: Carlos Humberto conhece bem a autarquia do Barreiro, ou não tivesse sido presidente durante 12 anos, entre 2005 e 2017, não tendo podido recandidatar-se nesse ano por causa da lei da limitação de mandatos (que impõe um máximo de três mandatos consecutivos). Coincidindo com esse período, entre 2006 e 2013 foi presidente da Junta Metropolitana de Lisboa e é neste momento, e desde 2017, primeiro secretário da Comissão Executiva Metropolitana de Lisboa.

O currículo de Humberto também é partidário: como militante do PCP foi membro do Comité Central, da Comissão Central de Controlo, da Direção Regional de Setúbal e de Santarém e da Comissão Concelhia do Barreiro.

Será este o homem com a missão de voltar a trazer o Barreiro para a esfera comunista, numas eleições que servirão como uma espécie de prova de vida autárquica para o PCP, depois de em 2017 ter perdido dez câmaras e ter visto o Barreiro fugir para as mãos do socialista Frederico Rosa por menos de 1500 votos, enquanto o também socialista André Pinotes Batista conquistava a Assembleia Municipal. Ganhar a AM será tarefa para José Luís Ferreira, que reside no Barreiro há mais de 30 anos e é eleito para o Parlamento pelo círculo de Setúbal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR