Aprovada por todos, incluindo Rui Rio. O secretário-geral do PSD apresentou esta quarta-feira mais 53 nomes do partido às próximas autárquicas, incluindo o da polémica candidata à câmara municipal da Amadora, Suzana Garcia, como o Observador tinha confirmado durante a madrugada. José Silvano revelou que o nome da advogada foi homologado por “unanimidade” na Comissão Política Nacional — incluindo com o voto de Rui Rio — e que o PSD não condena ninguém por “delito de opinião“. O secretário-geral deixou ainda a porta aberta para um apoio do PSD a Isaltino Morais em Oeiras, mas diz que “todas as hipóteses estão em cima da mesa”, incluindo uma candidatura própria.

Voltando a Suzana Garcia, José Silvano disse que o PSD é um “partido onde cabem todos” e que a direção “analisou todas as declarações públicas da candidata”, constatando que “em nada afetam os valores do PSD“. Sobre a castração química, o secretário-geral do PSD acrescentou que “a posição da Suzana Garcia é uma posição que, no entender do PSD, não é castração química é terapia medicamentosa do controlo da líbido”. Esta posição, garantiu, “inclui-se na amplitude da pluralidade que o PSD defende para os candidatos às autarquias“.

José Silvano esclareceu ainda que a “direção do partido é contra a castração química” e que o “PSD tomou posição na Assembleia da República sobre esta matéria, aquando a discussão do projeto do Chega”. O secretário-geral do PSD disse ainda que Suzana Garcia é candidata a uma autarquia e não à Assembleia da República e que se o fosse o partido “teria outro crivo de análise.” Ainda sobre as acusações de racismo, José Silvano lembrou o artigo de opinião publicado por Suzana Garcia no Observador, em que a candidata se assume como “estruturalmente antiracista”.

Questionado pelos jornalistas sobre o facto de Rui Rio — ao contrário da última apresentação de candidatos deste género — não estar presente, José Silvano respondeu: “O dr. Rui Rio está a trabalhar como está sempre. Não está presente porque foi o secretário-geral que iniciou este processo e faz sentido que o encerre”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pouco depois do fim da conferência, David Justino comentava no Twitter que o problema da candidata não e a castração química é “a objetiva e reiterada tentativa de castração política do PSD por parte do “main stream”. Não conseguiram!

Relativamente a Oeiras, Silvano confirmou que a proposta da concelhia e da distrital é o PSD “não se apresentar a votos no concelho e dar liberdade de votos aos seus militantes”. Tal como o Observador também tinha noticiado esta madrugada, a reunião da Comissão Política não foi conclusiva: “O partido não chegou ainda a qualquer decisão e continuará a discussão noutras reuniões, até chegar a uma decisão final.” Quanto a Viseu, após a morte do presidente da câmara em exercício, Almeida Henriques, Silvano explicou que por respeito ao autarca e à sua família “não discutará o assunto na próxima semana nem na seguinte“.

Quanto a objetivos  eleitorais, José Silvano diz que o objetivo do partido é ter “mais câmaras, mais eleitos e mais percentagem de votos do que em 2017.”

Os 53 candidatos apresentados esta quarta-feira são os seguintes:

Amadora – Suzana Garcia

Albergaria-a-Velha- Delfina Cunha

Sever do Vouga – Pedro Lobo

Aljustrel – Ana Morais de Almeida

Moura – Luís Acabado

Barcelos – Mário Constantino

Celorico de Basto – José Peixoto Lima

Vizela – Jorge Pedrosa

Idanha-a-Nova – António Moreira

Proença-a-Nova – Carlos Gonçalves

Sertã – Paulo Farinha Luís

Vila Velha de Rodão – Carlos Faria

Pampilhosa da Serra – Jorge Custódio

Alandroal – Domingo Matuto

Silves – João Garcia

Aguiar da Beira – Fernando Andrade

Fornos de Algodres – Joaquina Domingues

Meda – João Mourato

Seia – Luís Caetano

Alcobaça – Hermínio Rodrigues

Bombarral – Nuno Mota

Castanheira de Pera – Alda Correia Carvalho

Óbidos – Filipe Daniel

Peniche – Filipe Sales

Lourinhã – Orlando Carvalho

Sobral de Monte Agraço – Joaquim Biancard Cruz

Arronches – João Carlos Crespo

Avis – Giselle Lopes

Benavente – Sónia Silva Ferreira

Cartaxo – João Heitor

Constância – Manuel Lapa

Entroncamento – Rui Madeira Claudino

Tomar – Maria de Lurdes Ferromau

Vila Nova da Barquinha – Paula Gomes da Silva

Alcácer do Sal – Gonçalo Nunes

Grândola – Jacinto Ventura

Ponte de Lima – José Nuno Vieira de Araújo

Mondim de Basto – Bruno Moura Ferrirea

Ribeira de Pena – Carlos Alberto Carvalho

Lamego – Francisco Lopes

Mangualde – Joaquim Patrício

Nelas – Joaquim Amaral

Penalva do Castelo – Pedro Monteiro

Resende – Fernando Silvério

Vila Nova de Paiva – José Manuel Rodrigues

Viana do Castelo – Eduardo Teixeira

Leiria – Álvaro Madureira

Castelo Branco – João Belém

Torres Vedras – Duarte Pacheco

Elvas – Paula Calado

Sousel – Armando Varela

Portimão – Rui André

Artigo atualizado ao longo da declaração de José Silvano