A região de Osaka cancelou todos os eventos que estavam previstos relacionados com a tocha olímpica, com um aumento súbito das infeções por Covid-19 naquela zona a levar a um estado de emergência de saúde pública.

As autoridades de saúde japonesas acreditam que possíveis novas variantes do novo coronavírus poderão estar na origem de uma quarta vaga de infeções, a pouco mais de 100 dias do início previsto para os Jogos Olímpicos.

Citado pela Reuters, Hirofumi Yoshimura, governador de Osaka, indicou que eventos como corridas na rua e outras iniciativas atléticas estão canceladas, com efeitos imediatos. “É quase uma certeza que esta nova variante é altamente contagiosa, com uma velocidade de transmissão muito rápida”, alertou o responsável numa declaração na televisão.

“Peço a todos os residentes de Osaka para evitarem saídas desnecessárias”, pediu o responsável, reconhecendo que “o sistema de saúde está sob grande pressão”.

Numa altura em que a vacinação ainda não está a progredir ao ritmo desejável, as autoridades de saúde acreditam que esta possível nova variante, mais infeciosa, está a aumentar os casos entre os jovens com grande rapidez.

A província de Osaka registou mais de 800 novas infeções pelo segundo dia consecutivo. Os casos graves ocupam cerca de 70% dos internamentos hospitalares da região.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR