O comando superior das Forças Armadas vai passar a estar entregue a apenas uma figura, o Chefe do Estado Maior Geral (CEMGFA) que vai tratar diretamente com o Governo todas as matérias relativas a operações militares, mesmo que digam respeito a uma das forças mais concretamente: exército, força aérea ou marinha. Os chefes destas três forças responderão ao CEMGFA e só tratarão com o ministro da tutela, o da Defesa, questões administrativas e orçamentais. A reforma tem levantado críticas, mas o ministro alega que são apenas de antigos chefes e está “confiante” que a reforma passe no Parlamento.

João Gomes Cravinho considera que há condições Parlamentares para aprovar a reforma que o Governo aprovou esta quinta-feira na reunião do Conselho de Ministros. “Estou confiante que vai ser aprovado na Assembleia da República”, disse o ministro, adiantando que já teve “contacto com a maior parte dos partidos” e  que “tudo” o “leva a acreditar que o objetivo estabelecido de consenso alargado será atingido”.

Quanto às críticas — uma delas foi feita no Conselho de Estado, pelo antigo Presidente da República Ramalho Eanes — que têm surgido a esta reforma que concentra poderes numa só figura, o ministro diz que vem sobretudo de “antigos chefes que se manifestaram” e que estes “estão no seu direito democrático”. A “alteração será feita de forma fácil, sem dificuldade e obstáculos”, espera o ministro.

Rio vai dar a mão ao Governo para reforçar poderes do CEMGFA, Eanes destoa de consenso no Conselho de Estado

Gomes Cravinho garante que nunca esteve em cima da mesa retirar aos restantes chefes das forças a posição de “conselheiros” e de irem “a despacho com o ministro nas matérias administrativas e orçamentais”. Além disso, os ramos “passam a ter como missão a geração de forças, o recrutamento e a instrução e a sustentação dos meios humanos e do equipamento”, explicou o ministro.

O objetivo da alteração passa por “maximizar a eficácia organizacional, estabelecer linhas de comando, promover a coerência global das Forças Armadas nas suas varias componentes” e vem em linha com o que está feito nos restantes países, segundo argumentou o ministro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR