Uma casa mais tecnológica funciona em diversos níveis. Em primeiro lugar, para lhe facilitar as tarefas domésticas de rotina. Depois, para lhe poupar dinheiro, normalmente aumentando a eficiência energética. Por fim, mas igualmente importante, pode ser só uma questão de conforto. E é tudo muito simples: basta uma ligação wi-fi. Preparado?

7.30h: o despertar

São horas de acordar, quer para si quer para a sua casa. O que quer isto dizer? É hora de deixar entrar luz. Com interruptores inteligentes, pode estabelecer um horário para a sua casa abrir e fechar os estores (e até portadas) automaticamente. Sejam estores elétricos ou manuais, já há soluções para tudo.
Agora que a sua casa já acordou, é tempo de começar o dia. Um assistente virtual pode recapitular-lhe o seu dia enquanto se prepara para o começar. E tudo por voz. As últimas notícias, a sua agenda para o dia, a meteorologia ou o estado do trânsito no seu trajeto — ou, se preferir, uns minutos de rádio, já que também funcionam como coluna de som.

8h: duche e pequeno-almoço

Aqueles minutos, curtos ou longos, em que estamos à espera que a água do duche aqueça e a água fria ou é desperdiçada ou, para os mais preocupados ecologicamente, vai para um balde para usar mais tarde? Acabaram. Já há sistemas com termómetro, alguns portugueses e de fácil instalação, em que toda a água fria é reinjetada na canalização e o duche só começa quando a água já está quente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Enquanto toma duche, já está a pensar no café? Pode chegar à cozinha com o cheiro a café feito no ar. Com uma cafeteira smart, basta definir uma hora para o café começar a ser produzido. Ou, em alternativa, lembre-se do seu assistente virtual. Basta falar para ele e indicar que o café deve começar a sair — e começa mesmo.

8.45h: sair de casa

Não há como fugir. Todos temos algum objeto perdido que nos atrasa ao sair de casa — seja a carteira, as chaves do carro… o que for. É para isso que servem os localizadores Bluetooth. Estes localizadores são pequenos dispositivos, que pode ter dentro da carteira, como em porta-chaves ou onde quiser, e nos ajudam a localizar “itens perdidos”, normalmente por emissão de som. Basta uma app no seu telefone.
Depois, fechou a porta de casa e está a caminho do trabalho. É hora do robô aspirador começar a trabalhar. Pode escolher todos os dias (por exemplo, se tiver animais domésticos); dia sim, dia não; ou, basicamente, quando quiser: ele vai fazer todo o trabalho de aspirar a casa por si. E melhor — nem se vai aperceber. Os preços variam muito (podem ir dos 100 aos 1200 euros, que são os topo de gama), mas em qualquer dos casos vai notar uma diferença imediata no chão de sua casa.

9h—18h: fora de casa

Visitas inesperadas? Ou uma entrega e tem de dizer ao estafeta para a deixar, por exemplo, no seu vizinho? Com um vídeoporteiro inteligente no lugar da sua campainha, isto é possível. Sempre que alguém tocar vai conseguir ver no seu telefone quem é e falar com a pessoa através do intercomunicador para lhe dar indicações. Esteja onde estiver.

18.15h: compras de final de dia

Acabaram-se as listas de compras mentais e chegar a casa sempre a esquecer-se de alguma coisa do supermercado. O frigorífico smart veio revolucionar esta questão. Podem ter câmaras de vídeo dentro (o que lhe permite ver o interior do seu frigorífico a partir do telemóvel) ou, em alguns casos, até fazem listas de supermercado — quando alguma coisa acabar, basta indicar por voz ao seu frigorífico e será automaticamente adicionado onde pretender, numa app própria ou noutro sistema que tenha definido.

19h: regresso a casa

Chegar a casa depois de um dia de trabalho e esperar que ela aqueça ou arrefeça é mais um aspeto comum do nosso dia a dia. Aqui, há no mercado já várias alternativas: de aquecedores inteligentes a ar condicionados com wi-fi. Isto faz com que possa definir um horário para se ligarem ou, simplesmente, ligá-los através de uma app quando estiver a ir para casa. Se quiser ainda mais eficácia, pode apostar num termóstato automático — controla todo o aquecimento e arrefecimento da sua casa para a mandar a certa temperatura (a definir) no horário que definir, também.

Se neste momento os seus estores já se tiverem fechado (ou for fechá-los manualmente), é hora do seu sistema de luzes entrar em jogo. Com luzes smart, pode controlar o seu horário e intensidade. Como por exemplo, ter todas as luzes ligadas quando chega a casa e ir reduzindo a sua intensidade e calor (de uma luz mais branca para uma luz mais quente), para ir induzindo o sono ao longo da noite.

19.45h: jantar

Para facilitar o jantar, tem os robôs de cozinha — também eles cada vez mais inteligentes. A Bimby é uma favorita no nosso país, mas há outras alternativas no mercado. Nas versões mais atuais, também já têm ligação à internet, o que lhe permite escolher a receita e só ter de seguir os passos definidos no ecrã. Já não tem de definir tempos, temperaturas ou velocidade — só tem de seguir o que a sua máquina lhe diz e o jantar estará feito enquanto vê uma série no sofá.

Próximos passos?

Os passos para uma casa mais inteligente dependem de si. A tendência é apostarmos mais em novas fontes de conforto (como fazer o jantar mais rápido ou controlar a temperatura à distância), mas não se esqueça que detalhes, como por exemplo, o fecho automático dos estores melhoram em muito a eficiência energética da casa — o que significa poupar dinheiro a médio/longo prazo. Pode fazer um plano de investimento a dois anos sobre as melhorias que quer fazer em casa e que soluções vai utilizar para as implementar. O Banco Credibom, com o Crédito Eletrodomésticos, criou uma solução direcionada especificamente para este aspeto: ponha a sua casa a trabalhar para si.

Saiba mais em
Coragem para Sonhar